Promotor Paulo Celso é empossado como Procurador-Geral de Justiça do MP-AP
Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), na noite de quarta-feira (8), o promotor de justiça Paulo Celso Ramos dos Santos foi empossado no cargo de procurador-geral de justiça do MP do Amapá e o procurador de justiça Jair José de Gouveia Quintas foi reconduzido ao cargo de corregedor-geral, para o biênio 2023-2025. A cerimônia foi realizada no auditório do Cartório da 10ª Zona Eleitoral de Macapá, na Zona Norte da capital, na presença de membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), procuradores-gerais dos Estados e autoridades locais, familiares e amigos dos empossados.
A solenidade iniciada pela então PGJ, Ivana Cei, que esteve à frente da instituição nos biênios 2019-2021 e 2021-2023, deu posse ao novo Procurador-Geral do MP-AP, Paulo Celso Ramos, que, após firmar juramento diante do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça, assumiu a presidência da sessão, e empossou o procurador Jair Quintas, no cargo de corregedor-geral da instituição.
Após os atos formais, alguns dirigentes usaram a tribuna, iniciando com o discurso do presidente da Associação de Membros do Ministério Público do Amapá (Ampap), José Cantuária Barreto, seguido do Corregedor Nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, a ex-procuradora-geral, procuradora de Justiça Ivana, e o governador do Estado, Clécio Luis Vieira. Todos parabenizaram a gestora que deixou o cargo e desejaram sucesso ao PGJ Paulo Celso e ao corregedor-geral Jair Quintas.
Em seu discurso, Ivana Cei fez um breve balanço dos quatro anos de gestão, destacando avanços, conquistas e desafios, principalmente durante a pandemia de Covid-19 e na crise energética, agradeceu aos membros e servidores, e destacou as qualidades do PGJ empossado dizendo ter sido uma das âncoras da sua gestão.
“Voe meu amigo, a esperança e os sonhos têm asas e nos fazem ir mais longe. O pouso obrigatório será a realização de cada sonho. Parabéns, procurador-geral Paulo Celso e corregedor-geral Jair Quintas, que suas jornadas sejam prósperas e frutíferas para o engrandecimento do MP amapaense”, manifestou Ivana Cei.
O corregedor-geral do MP-AP falou dos novos caminhos iniciados que implicam em responsabilidades políticas, no sentido de resultados que devem guardar estreita conexão com as principais demandas da comunidade. “Contem com o apoio da Corregedoria para inovar e promover mudanças importantes e significativas na instituição e na vida das pessoas”, ressaltou Jair Quintas.
Paulo Celso Ramos iniciou saudando os presentes e agradecendo a todos que contribuíram ao longo de sua carreira, em especial à família e à procuradora Ivana Cei, dizendo que qualquer palavra de agradecimento é pequena e não traduzirá a grandeza e importância em sua vida.
“Gostaria de reafirmar a todos meu compromisso com o Ministério Público e a população do meu Estado. Hoje, passados quase 27 anos de meu ingresso no Parquet amapaense, recebo a direção e comando desse Órgão. Espero, sinceramente, dar continuidade ao trabalho realizado por todos os procuradores-gerais de Justiça que me antecederam. Para isso, podem ter certeza, darei o meu melhor. E como nenhum trabalho pode ser realizado sem a comunhão de esforços, precisarei da colaboração e apoio de todos os membros, servidores e colaboradores”, asseverou o PGJ.
Mesa de honra
A mesa de autoridades foi composta ainda pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), desembargador Adão Carvalho; presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Alliny Serrão; prefeito de Macapá, Antônio Furlan; presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça, Norma Cavalcanti; presidente da Associação Nacional do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta; representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Amapá (OAB/AP), advogado Galliano Cei Neto; representante do senador Davi Alcolumbre e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AP, Josiel Alcolumbre; defensor público-geral do Estado, José Rodrigues; procuradora de justiça e secretária de Relações Institucionais do Ministério Público da União, Eunice Carvalhido, representando o Procurador da República, Augusto Aras; presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP), Michel Houat; presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP), desembargador João Lages; subprocurador-geral da Procuradoria do Estado (PGE), Narson Galeno.
Por Gilvana Santos