Segura peão! 15 montarias marcam abertura da etapa nacional do rodeio da 53ª Expofeira do Amapá
Amapaenses estão no páreo pela disputa do título. Torneio segue até sábado, 7, no Parque de Exposições da Fazendinha.
Uma grande noite com fogos, músicas e momentos de fé, marcaram a abertura da Etapa Nacional do rodeio da 53ª Expofeira do Amapá. Com 15 montarias em touros, envolvendo peões do Amapá, Paraná, São Paulo e Mato Grosso, a Arena Rio Amazonas foi palco da disputa pela primeira fase classificatória do torneio. A competição ocorrerá até sábado, 7, quando será conhecido o campeão. O rodeio é promovido pelo Governo do Amapá.
Antes das montarias, a programação envolveu um verdadeiro espetáculo que contou com a participação do governador Clécio Luís, que entrou com a bandeira do estado; e a primeira-dama, Priscilla Flores, que levou a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira dos eventos de rodeiros. Além disso, secretários de Estado também estiveram presentes.
Primeira-dama Priscilla Flores conduziu imagem de Nossa Senhora entre os peõesFoto: Gabriel Penha/GEA
Em outra parte da programação foram destacados os dez peões que representam o Amapá, que se classificaram durante o torneio regional, no último sábado, 1º, e cujos vencedores receberam suas premiações na abertura do embate nacional.
Com todas as pompas das programações nacionais de rodeios e arena lotada, o som do berrante ecoando anunciou o início das montarias no primeiro round classificatório.
“Até sexta-feira teremos 15 montarias em cada dia e os dez peões com melhores pontuações irão competir no sábado. Dos dez sairão cinco que farão a final no mesmo dia e será conhecido o grande vencedor”, informou o coordenador do rodeio, Leonardo Lourenço.
Coordenador do rodeio, Leonardo LourençoFoto: Divulgação
A ideia dos eventos como o rodeio dentro da Expofeira visa a criação de empregos e geração de renda, devido à grande movimentação em todo o entorno da programação e da área onde ocorre a disputa.
“Aqui observamos que existe todos os mecanismos econômicos e é isso que buscamos e vamos seguir com essa programação de rodeio pelos próximos dois dias”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Rafael Martins.
Arena Rio Amazonas lotada para o rodeioFoto: Gabriel Penha/GEA
Com as montarias em andamento, ainda há classificatórias de apenas três peões que pontuaram com notas mais altas e permaneceram em cima do touro por oito segundos. São eles: Nilson dos Santos (PR), 79,75; Ezequiel Silva (AP), 66,50 e Bruno Reis (MT), 61,5. Aos vencedores do torneio haverá uma premiação total de R$ 30 mil, divida entre os cinco melhores.
Participaram do evento de abertura os gestores estaduais como o coordenador geral da 53ª Expofeira, Richard Madureira, a secretária de Turismo (Setur), Sintya Lamarão e o diretor-presidente da Diagro, Ávaro Cavalcante.
Rodeio envolveu montaria de peões do Amapá, Paraná, São Paulo e Mato GrossoFoto: Gabriel Penha/GEA
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Por Weverton Façanha