Foto: Divulgação/Semas
Em ação integrada, equipes do Governo do Amapá desativam oito garimpos ilegais no estado

Em ação integrada, equipes do Governo do Amapá desativam oito garimpos ilegais no estado

Operação de proteção ao meio ambiente ocorreu nos municípios de Porto Grande e Pedra Branca do Amapari.


Dando continuidade as ações permanentes de fiscalização ambiental, equipes do Governo do Estado atuam de forma integrada no combate à exploração ilegal de ouro nos municípios de Porto Grande e Pedra Branca do Amapari, onde foram desativados oito garimpos clandestinos.

A força-tarefa da última operação, que aconteceu entre os dias 19 e 24 de agosto, desmontou um sistema de exploração clandestina. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com o apoio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) e da Companhia Fluvial do Batalhão Ambiental da Polícia Militar.

Na ocasião, as estruturas improvisadas que abrigavam garimpeiros clandestinos foram desmontadas, cinco motores, materiais e diversos equipamentos de apoio à prática ilegal foram inutilizados. As equipes também abordaram embarcações e locais suspeitos na busca de madeiras, carvão ou transporte ilegal da fauna e tráfego de animais silvestres.

Os locais foram identificados por análise de dados de sensoriamento remoto e ficam às margens do rio Cupixi, abrangendo áreas da Floresta Estadual do Amapá (Flota) e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru.

“Nós temos 21 unidades de conservação no Amapá que são protegidas por lei, a fiscalização ambiental é uma das principais ferramentas de combate às práticas ilegais de exploração nessas áreas. Por isso, são necessárias ações conjuntas que combatem a exploração ilegal”, enfatizou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça.

As ações de fiscalização ambiental da Sema ocorrem de forma contínua no decorrer do ano em combate à exploração ilegal de recursos naturais e invasão de áreas protegidas.

Por Alexandra Flexa


Veja fotos

Foto: Divulgação/Sema

Foto: Divulgação/Sema




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos