"Muito bem recebida e tratada", diz marido de paciente que realizou cirurgia neurológica no Hospital de Emergências em Macapá
Adriano Silveira relatou que a esposa, Julie Gleici, sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico e que a intervenção rápida da equipe médica foi determinante para salvar sua vida.
Desde 1º de setembro, o Governo do Amapá implantou a escala de cirurgia neurológica 24 horas no Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE), em Macapá, como uma das medidas que priorizam a saúde do estado. Graças ao novo serviço, pacientes que precisam do procedimento estão ganhando mais expectativa de vida.
Durante os 16 primeiros dias de atendimento, 18 pessoas já realizaram o procedimento, como a Julie Gleici Silveira, de 36 anos. Ela foi diagnosticada com hemorragia intraparenquimatosa, uma lesão vascular que causa uma coleção de sangue no parênquima cerebral. No primeiro momento, Julie buscou atendimento no Hospital Estadual de Santana com o marido, Adriano Silveira, onde após exame de tomografia foi diagnosticada a lesão e a necessidade do procedimento cirúrgico o mais breve possível.
“Desde que demos entrada fomos muito bem atendidos, os enfermeiros Emanoel, Claisa e o doutor Altamir foram primordiais na vida da minha esposa, eles foram muito ágeis tendo em vista o quadro complexo da Julie. A gente ouve muito falar em atendimento humanizado e eu pude presenciar isso aqui, o cuidado que tiveram com a minha esposa, essa atenção que todos os pacientes necessitam. Hoje só tenho a agradecer os médicos, a equipe de enfermagem, os diretores e ao governador Clécio Luís, que trouxe de forma acertada a neurocirurgia para salvar muitas vidas”, finalizou Adriano agradecido.
Procedimentos são realizados 24 horas no Hospital de Emergências em Macapá - Foto: Divulgação/Sesa
Com a nova especialidade no HE, foi possível diminuir o tempo de espera pelo procedimento e eliminar a transferência de pacientes para outras unidades hospitalares. Com uma escala fixa de cirurgiões na emergência, os pacientes são atendidos com mais agilidade e eficiência.
Cirurgiões Wanderson Dias e Altamir Silva - Foto: Gabriel Maciel/Sesa
“O caso da Julie é um exemplo clássico do que acontecia, quando muitos pacientes precisavam de cirurgia neurológica e eram mandados para fora do estado porque o procedimento não era realizado aqui. Agora a gente consegue realizar no nosso HE, com toda a estrutura necessária, oferecida pelo Governo do Estado” explicou o neurocirugião Wanderson Dias, que realizou o procedimento da paciente com o cirurgião Altamir Silva.
Para a realização das cirurgias o Hospital de Emergências criou um fluxo de atendimento que inicia desde a entrada desses pacientes, avaliação do especialista, exames de imagem e, conforme a necessidade, o encaminhamento ao centro cirúrgico.
“A neurocirurgia presencial era uma demanda antiga que agora virou realidade. O procedimento, quando realizado de maneira ágil, melhora o prognóstico do paciente e diminui a possibilidade de sequelas” pontuou o diretor do HE, Emano Martins.
Diretor do HE, Emano Martins - Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Investimentos em saúde
Além da nova especialidade, o Governo do Amapá atua em diversas frentes de trabalho para fortalecer a saúde no estado. Desde janeiro de 2023, o Hospital de Emergências de Macapá, já teve mais de 83 espaços revitalizados, enquanto as obras do Novo HE também avançam e passam pela etapa de concretagem das fundações. O hospital também foi contemplado com novos equipamentos de diagnóstico por imagem como aparelho de ultrassonografia e um novo tomógrafo.
Por Jamile Moreira