Foto: Márcia do Carmo/GEA
Brigadistas florestais recebem treinamento e vacinação para ações de combate às queimadas no Amapá

Brigadistas florestais recebem treinamento e vacinação para ações de combate às queimadas no Amapá

Os 26 combatentes da primeira turma do estado aprenderam sobre o trabalho em campo, uso de equipamentos e prevenção de acidentes.


Para reforçar as ações de combate às queimadas, o Governo do Amapá promoveu um treinamento para o 1º pelotão de brigadistas florestais do estado. O grupo, que é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), recebeu orientações, técnicas de segurança e imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

No curso, os brigadistas aprenderam sobre segurança no serviço em campo, uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) e prevenção de acidentes de trabalho. Além disso, a SVS também ofertou atendimentos de aferição de pressão, avaliação médica e vacinação contra febre amarela, hepatite B, influenza, covid-19, tétano e HPV.

"Nesta ação integrada com a Sema, nós organizamos o primeiro curso de saúde voltado para brigadistas florestais, com acolhimento da medicina do trabalho, atualização da carteira vacinal e orientações dos nossos técnicos em segurança do trabalho. Então, é uma ação integrada do Governo para que a gente consiga não só cuidar das pessoas que sofrem com as queimadas, mas também dos nossos brigadistas e profissionais que atuam nesta luta", pontuou o gestor da Superintendência de Vigilância em Saúde, Cássio Peterka.

Brigadistas também receberam avaliação médicaBrigadistas também receberam avaliação médica - Foto: Márcia do Carmo/GEA

A iniciativa tem como finalidade formar brigadistas florestais preparados e habilitados para atuação no combate as queimadas e incêndios em apoio ao Corpo de Bombeiros durante as atividades ostensivas. O brigadista Marcos Palheta da Silva, de 23 anos, ressalta que o treinamento fortalece o trabalho das atividades na prática.

"O treinamento reforça um melhor desempenho de nossas ações em campo e com segurança. Na linha de frente, a gente busca contribuir com a preservação do meio ambiente para manter o equilíbrio ecológico da nossa natureza, onde as pessoas possam ter saúde e os animais possam viver em segurança", reforçou Silva.

Brigadista florestal, Marcos Palheta da Silva, de 23 anos, reforça imunização para ação em campoBrigadista florestal, Marcos Palheta da Silva, de 23 anos, reforça imunização para ação em campoFoto: Márcia do Carmo/GEA - Foto: Márcia do Carmo/GEA

Reforço nas equipes

Devido a forte estiagem que afetou todo o território amapaense em 2023, o Governo do Estado se antecipou em medidas preventivas para evitar maiores danos e perdas este ano de 2024 no período de seca. Uma das medidas foi a realização do processo seletivo para contratação da primeira turma de brigadistas florestais do estado, a equipe formada por 26 combatentes vão dar suporte nas ações do Corpo de Bombeiros que atua em todo o estado.

“O treinamento em parceria com a SVS vai além da capacitação, a partir das informações dos brigadistas é gerado um banco de dados com o histórico de saúde de cada um deles que passam a ser acompanhados. Já em relação às atividades, conforme as ocorrências de incêndios florestais e queimadas no estado, os combatentes vão sendo enviados por turmas para campo”, explicou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça.

Com carteira de vacinação em dia combatentes entrarão em campoCom carteira de vacinação em dia combatentes entrarão em campo - Foto: Márcia do Carmo/GEA

Denuncie

Além de devastar a vegetação e provocar a perda da biodiversidade, queimadas e incêndios florestais geram a poluição do ar, pois a fumaça contém partículas e poluentes atmosféricos, como dióxido de enxofre e monóxido de carbono que afetam diretamente a saúde.

As denúncias de queimadas podem ser feitas pelos números 193, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, ou pelo 190, do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).

Por Alexandra Flexa




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos