Universidade do Estado do Amapá e Secretaria de Educação firmam parceria para programa de iniciação à docência
Cooperação visa capacitar professores da rede pública para atuar em projetos inovadores em diversas áreas de ensino
A Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) firmaram uma parceria para selecionar e capacitar 13 professores da rede pública para atuar em projetos nas áreas de ciências naturais, música, química, matemática e pedagogia, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A assinatura ocorreu nesta sexta-feira, 1º de novembro.
Os professores selecionados receberão uma bolsa mensal ao longo de 24 meses, período em que estarão diretamente envolvidos nos subprojetos do Pibid.
A professora Daniele Dias, representante da UEAP, informou que o edital para a seleção será lançado nos próximos dias.
“Os professores selecionados atuarão em parceria com nossos licenciados em projetos que visam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando um ambiente de inovação nas escolas públicas do Amapá”, disse Daniele.
O programa pretende estreitar os laços com a Seed para atender diretamente às necessidades das escolas estaduais, promovendo formação continuada aos professores e aplicando metodologias que impactem positivamente os indicadores educacionais.
As vagas de supervisores são destinadas a escolas parceiras definidas pela Seed, de acordo com os critérios do projeto institucional aprovado pela CAPES.
A reunião contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, técnicos da Seed e da Ueap. O Pibid é realizado pela UEAP desde 2012 em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ligada ao Ministério da Educação.
Por Marcio Bezerra