Resultado do 2º Concurso de Gêneros Textuais das Escolas Estaduais
Foram selecionadas 46 obras feitas por estudantes, que serão publicadas em um livro.
Após análise de uma banca avaliadora multiprofissional, o Governo do Amapá anuncia a lista dos trabalhos selecionados pelo 2º Concurso de Gêneros Textuais das Escolas Estaduais. Foram escolhidas 46 obras feitas por estudantes da rede pública, que serão posteriormente publicadas e eternizadas em um livro.
Os estudantes enviaram textos de diversas modalidades, incluindo crônicas, fábulas, poemas e até documentários. Foram selecionados trabalhos de 24 escolas, dos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Itaubal e Oiapoque.
Os textos serão publicados em um livro - Foto: Lidiane Lima/GEA
Ao todo, 49 escolas se inscreveram para o concurso. A avaliação da banca levou em conta critérios como a relevância do tema, a adequação ao gênero, marcas de autoria e originalidade.
“O 2º Concurso de Gêneros Textuais foi um grande sucesso. Ultrapassamos o número de inscritos e selecionados do ano passado, e recebemos trabalhos lindos, emocionantes e que demonstram a capacidade da nossa juventude. No futuro, esse livro será usado como documento histórico para mostrar a identidade dos estudantes amapaenses”, celebra a coordenadora do concurso, Gizelle Laís.
Foram inscritas 49 escolas no concurso - Foto: Lidiane Lima/GEA
Todos os trabalhos trataram sobre o tema "Amapá: justiça climática, convivência comunitária e proteção à floresta”. O assunto busca promover o debate em torno do lugar que o Amapá ocupa na Amazônia e a participação do estado na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será em novembro de 2025, em Belém (PA).
Livro Amapá 80 anos
A primeira edição do concurso aconteceu em 2023, e recebeu textos de cinco municípios do estado. As instituições de ensino submeteram cerca de 13 produções, entre documentários, poemas, relatos pessoais e artigos de opinião. O projeto rendeu o livro "Gêneros Textuais: Amapá 80 anos de histórias e estórias", publicado em agosto deste ano.
Por Leo Nilo