(Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
Alexandre Silveira defende continuidade da exploração de petróleo enquanto houver demanda global

Alexandre Silveira defende continuidade da exploração de petróleo enquanto houver demanda global

Em evento em São Paulo, ministro de Minas e Energia reforçou a necessidade do setor de óleo e gás para o Brasil e debateu a transição energética com autoridades e especialistas.


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu a continuidade da exploração de petróleo no Brasil, afirmando que, enquanto houver demanda global pela commodity, o país deve aproveitar seu potencial. Ele reforçou que a transição para fontes renováveis de energia não pode prejudicar a capacidade do Brasil de explorar seu setor de óleo e gás, uma vez que a questão do petróleo está ligada à demanda mundial e não à oferta.

Durante o evento CNN Talks em São Paulo, Silveira também comentou sobre as perspectivas da COP29, que ocorrerá em Baku, no Azerbaijão. Segundo ele, a falta de participação dos líderes dos países desenvolvidos pode enfraquecer o debate sobre a transição energética, já que os combustíveis fósseis ainda têm grande apelo internacional, apesar das pressões ambientais para uma economia mais verde.

Um dos tópicos debatidos no evento foi a exploração de petróleo na região da foz do Amazonas, no litoral do Amapá, onde a Petrobras busca autorização para realizar estudos de viabilidade. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, explicou que a análise do impacto ambiental é técnica e não visa influenciar a política energética do Brasil, com o órgão emitindo diversas licenças para a Petrobras.

Por fim, o governador do Amapá, Clécio Luís, destacou a necessidade de uma compensação justa para as regiões que abrigam áreas de preservação ambiental, como o seu Estado. Ele afirmou que, embora seja essencial preservar a floresta, os indicadores sociais e econômicos precisam ser compatíveis com a preservação, a fim de combater a pobreza nas áreas que dependem dos recursos naturais.

Com informações/ Exame




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos