"Trazem uma nova filosofia, focada no desenvolvimento do Amapá", destaca governador Clécio Luís ao nomear 44 novos servidores da Sefaz
Ato reforça o compromisso do Governo do Estado com a responsabilidade fiscal e a modernização da gestão tributária.
Nesta quinta-feira, 19, o governador Clécio Luís reforçou o compromisso com uma administração tributária eficiente durante a nomeação de 44 novos servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), destacando que o ofício de fiscais e auditores vai além da fiscalização, abrangendo o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e o aumento da receita estadual.
“São jovens com muita vontade de trabalhar, que se juntarão aos mais experientes. Eles trazem uma nova filosofia, onde o papel da Fazenda Pública vai além da arrecadação, focando também no desenvolvimento. É uma forma de modernizar a máquina pública, com foco na gestão financeira, favorecendo as políticas de investimentos no estado”, destacou o governador Clécio Luís.
Servidores se dividem em 14 auditores e 30 fiscais - Foto: Maksuel Martins/GEA
O chamamento é fruto da política de responsabilidade fiscal do Governo do Amapá, por meio do Programa de Aposentadoria Incentivada, que permitiu a desoneração da folha de pagamento e possibilitou o avanço nas nomeações no concurso público da Sefaz. Em menos de dois anos de gestão, o governador Clécio Luís já convocou mais de 4,7 mil candidatos.
FOTOS: confira a emoção na nomeação dos novos fiscais e auditores da Receita Estadual do Amapá
Representando a Assembleia Legislativa do Amapá, o deputado estadual Rodolfo Vale destacou a importância de reoxigenar a máquina pública e ressaltou o orgulho de ter apoiado o projeto que possibilitou a nomeação dos 44 auditores e fiscais de tributos, aprovado com responsabilidade e por unanimidade.
Deputado estadual, Rodolfo Vale - Foto: Maksuel Martins/GEA
“Reconhecemos o trabalho do governador Clécio Luís nos chamamentos de concursados, que representam um compromisso com o serviço público do Estado. Os novos servidores trarão grandes resultados para a administração pública e serão fundamentais no processo de desenvolvimento do Amapá”, pontuou Vale.
O procurador-geral de Justiça em exercício, Nicolau Crispino, expressou a felicidade ao receber os novos servidores e reforçou a importância do acolhimento, tanto dos que já estão no estado, quanto daqueles que vêm de outros lugares. Em nome do Ministério Público, ele destacou seu compromisso de parceria com o Governo do Amapá e com todos os membros do Executivo Estadual e Municipal.
Procurador Geral de Justiça em exercício, Nicolau Crispino - Foto: Maksuel Martins/GEA
"Para os novos servidores, este é um momento importante, que coroa a escolha pelo serviço público, especialmente para aqueles que escolheram o Amapá como estado para trabalhar. Este é o início de uma caminhada, e o que importa é ver no semblante de todos a vontade de trabalhar por este estado, trazendo dignidade para o povo amapaense”, ressaltou Crispino.
Momento estratégico
Enfrentando divergências que precisam ser ajustadas para garantir a aprovação e implementação, a proposta da Reforma Tributária, que busca simplificar o sistema tributário nacional, é considerada um ponto estratégico para o Estado.
O gestor da Sefaz, Jesus Vidal, acredita que os novos profissionais contribuirão para fortalecer a posição do Amapá no Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), apoiando a autonomia dos estados, a criação de um sistema tributário mais justo e a manutenção dos incentivos fiscais, conforme defendido pelo governador Clécio Luís na 15ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores.
Secretário de Estado da Fazenda, Jesus Vidal - Foto: Maksuel Martins/GEA
"Estamos vivendo um momento crucial para o desenvolvimento do estado, com a mudança da nossa matriz tributária e a reforma tributária em andamento. Este é o momento oportuno para consolidar as mudanças necessárias, especialmente com a chegada dessa mão de obra qualificada, que traz um olhar renovado e conhecimento técnico para os desafios que enfrentamos”, destacou Vidal.
Os novos profissionais passaram por um curso de formação, onde foram treinados por servidores de carreira nas três esferas de atuação da categoria, que são a tributação, arrecadação e fiscalização. A posse está marcada para o dia 3 de janeiro de 2025, na Secretaria de Estado da Administração (Sead).
Por Winicius Tavares