Bandeira Verde: abril continua sem cobrança extra na fatura de energia
Mesmo sem taxas adicionais, CEA Equatorial orienta sobre boas práticas focadas no consumo de energia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, anunciou na última sexta-feira, 28, que a bandeira tarifária para o mês de abril será verde, ou seja, sem cobranças adicionais nas contas de luz. Desde de janeiro de 2025, a bandeira se mantém nessa sinalização, o que significa que as condições para a geração de energia elétrica estão favoráveis e, por essa razão, a tarifa não sofre nenhum acréscimo.
A bandeira tarifária é um sistema que indica os custos de geração de energia elétrica. Elas podem ser verde, amarela ou vermelha, e servem como uma ferramenta fundamental de transparência para os consumidores, pois permitem acompanhar mês a mês as condições de geração de energia e os impactos na tarifa.
Dessa forma, quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta de luz não sofre nenhum acréscimo.
Apesar de não haver taxas adicionais nas contas de luz em abril, a CEA Equatorial reforça o consumo consciente de energia elétrica. A Distribuidora alerta sobre a importância de seus clientes continuarem com hábitos sustentáveis. Confira algumas dicas para usar a energia sem desperdício:
- Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante, não guarde alimentos quentes em seu interior e verifique se a borracha de vedação está em bom estado de conservação;
- Para os aparelhos de ar-condicionado, que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece mais eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade;
- Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Dê preferência as de LED, que são mais econômicas e não esquentam, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.
Para os clientes que se enquadram como baixa renda, além da economia por conta da bandeira verde, também podem economizar ainda mais ao receber até 65% de desconto na conta de energia, através do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal, que assegura esse benefício.
Assessoria de Imprensa da CEA Equatorial