© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Enem: O que é, quem pode participar e como funciona a prova

Enem: O que é, quem pode participar e como funciona a prova



O Enem, ou Exame Nacional do Ensino Médio, é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. Ele é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado anualmente para estudantes que concluíram o ensino médio ou que vão concluir no ano do exame.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação dissertativa-argumentativa. As provas objetivas abrangem as áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

O Enem é utilizado como critério de seleção para ingresso em diversas instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, através de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, o Enem também é utilizado como meio de obtenção de certificado de conclusão do ensino médio para aqueles que ainda não o possuem.

 

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) que avalia o nível de conhecimento dos estudantes que concluíram ou estão concluindo o ensino médio. A prova é composta por quatro provas objetivas (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias) e uma redação.

 

Qual o objetivo do Enem?

O Enem tem como objetivo principal avaliar a qualidade do ensino médio no país e selecionar candidatos para ingresso em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, através de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Quem pode participar do Enem?

Podem participar do Enem estudantes que estejam cursando o ensino médio, os que já concluíram e os que estão em busca do certificado de conclusão do ensino médio. Além disso, qualquer pessoa que deseje fazer o exame pode se inscrever, desde que pague a taxa de inscrição, que varia a cada ano e pode ser isenta em casos específicos.

 

Como funciona a inscrição no Enem?

A inscrição no Enem é feita pela internet, através do site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O período de inscrição é divulgado anualmente pelo MEC e costuma durar cerca de duas semanas. Durante o processo de inscrição, o estudante deve informar seus dados pessoais, escolares e socioeconômicos, além de escolher a opção de língua estrangeira para a prova de Linguagens.

O valor da taxa de inscrição também é informado durante a inscrição, podendo ser paga em bancos, casas lotéricas e agências dos Correios.

 

Como funciona a prova do Enem?

A prova do Enem é composta por 180 questões de múltipla escolha e uma redação dissertativa-argumentativa. Cada prova objetiva tem 45 questões e o tempo total para resolução é de 5 horas e 30 minutos. As questões das provas objetivas são interdisciplinares, ou seja, envolvem mais de uma área de conhecimento. Já a redação deve ser escrita a partir de um tema proposto pelo Enem e seu tempo máximo é de 5 horas.

 

Qual é a pontuação do Enem?

A pontuação do Enem é calculada a partir do desempenho do estudante em cada prova objetiva e na redação. A nota de cada prova varia de 0 a 1000 pontos e a nota final é a média aritmética das notas das quatro provas objetivas somada à nota da redação, que também varia de 0 a 1000 pontos. A nota final pode ser utilizada para ingresso em instituições de ensino superior ou para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio, caso o estudante tenha prestado o Enem com essa finalidade. É importante ressaltar que a pontuação mínima para obter o certificado é de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. Já para participar dos programas de acesso ao ensino superior, as notas mínimas variam de acordo com a instituição e o curso escolhido.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos