Aulões da Central do Enem iniciam dia (3) no Estádio Zerão
A expectativa é que mais de 5 mil alunos do 3º ano do ensino médio de Macapá, Santana e Mazagão compareçam ao evento..
O Governo do Amapá inicia a 7ª edição dos aulões da Central do Enem, com o objetivo de auxiliar os alunos da rede pública estadual na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os aulões terão início na sexta-feira, 3 de novembro, no Estádio do Zerão, em Macapá, com a abertura dos portões às 12h.
Mais de 5 mil estudantes do 3º ano do ensino médio dos municípios de Macapá, Santana e Mazagão são esperados para participar dos aulões. Vinte professores da rede estadual irão resolver e comentar questões em conjunto com os alunos, oferecendo sugestões para um melhor desempenho na prova. Além disso, a Feira das Profissões estará presente para ajudar os alunos na escolha de suas futuras carreiras.
Os aulões são divididos em duas datas, com foco nas áreas do Enem. O primeiro, em 3 de novembro, abordará as áreas de linguagens, ciências humanas e redação, de acordo com o cronograma do exame. Já em 10 de novembro, o aulão se concentrará nas áreas de matemática e ciências da natureza. Os alunos devem se inscrever na direção de suas escolas e comparecer uniformizados nos dias do evento.
O Enem 2023 ocorrerá em todo o país nos dias 5 e 12 de novembro. No Amapá, 28.815 candidatos estão inscritos para participar do exame, que é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Além de beneficiar alunos da região metropolitana, a Central do Enem 2023 distribuirá cadernos com questões para escolas estaduais em outros 13 municípios, ampliando o alcance do projeto. A iniciativa também inclui a Feira das Profissões, que reúne instituições de ensino superior para apresentar cursos e programas de bolsas aos jovens, aproximando-os de suas futuras carreiras.
Instituições como a Universidade do Estado do Amapá (UEPA), Universidade da Amazônia (Unama), Faculdade Madre Tereza, Faculdade Estácio, Anhanguera, Faculdade Brasil Norte (Fabran), Faculdade Meta, Universidade do Norte do Paraná (Unopar) e Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) participam da Feira das Profissões em parceria com a Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (Sedel).
O projeto Central do Enem existe desde 2016 e tem o objetivo de auxiliar na preparação dos alunos para o Enem. Neste ano, 17 escolas polo estão envolvidas no projeto, sendo 15 em Macapá e duas em Santana.