Atendimentos itinerantes de cidadania chegam ao Residencial Açucena

Atendimentos itinerantes de cidadania chegam ao Residencial Açucena



Durante um dia de atividades, o Projeto ‘TRE-AP Verão’ chegou ao Conjunto Habitacional Açucena. Nesta sexta-feira, 1, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou a ação itinerante no residencial, disponibilizando para os moradores da comunidade e do bairro os serviços de alistamento eleitoral, coleta de biometria, revisão de dados cadastrais, transferência e regularização de título de eleitor. Promovido pela 2ª Zona Eleitoral, o projeto buscou diversificar os serviços disponibilizados ao contar com a colaboração de diversas entidades.

A ação contou com a parceria da Secretaria de Educação do Estado, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Receita Federal e o Sesc Amapá, que ofereceu serviços de saúde, educação e lazer, além da disponibilização de Ponto de Inclusão Digital pela Você Telecom.

A 2ª Zona Eleitoral, que engloba a zona sul de Macapá, onde o bairro está localizado, realizou os atendimentos. O juiz eleitoral da 2ª Zona, juiz Diego Moura de Araújo, acompanhou de perto as atividades. Para o titular da 2ª Zona, as atividades garantem ao eleitor a oportunidade de acessar serviços na sua comunidade, sem a necessidade de ir até o cartório eleitoral.

“O TRE Amapá leva, por meio do seu ônibus itinerante, os serviços em que era preciso vir para o centro da cidade, para a 2ª Zona, para essa comunidade e lá os cidadãos exercerão seu direito para poder, com facilidade, no próprio ônibus, tirar o título, esclarecer dúvidas e obter eventuais documentos pendentes”, disse.

Na oportunidade, o Sesc Amapá promoveu orientações sobre saúde bucal para estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Yalisson de Andrade Moura e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Esperança realizou atendimentos de benefícios assistenciais, como o Cadastro Único.

O coordenador do CRAS Esperança, Marcos Abelardo, presente na ação, acompanhou os cidadãos e a busca pelos benefícios sociais.

“A gente entende a importância de trazer esses serviços para a comunidade porque entendemos que muitos são os nossos usuários que não tem as condições financeiras de chegar até a nossa sede em busca dos nossos serviços”, afirmou.

 

Exposição

Na ação, a Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP) apresentou à comunidade a exposição "500 anos de Eleição", que reúne 20 painéis com imagens e textos narrando a história das eleições no Brasil, sua evolução desde o período colonial até a atualidade. 

 

O ônibus

A unidade móvel da Justiça Eleitoral é equipada com computadores, centrais de ar, antena que possibilita o acesso à VPN do Tribunal e ao sistema Elo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sistema responsável por armazenar os dados cadastrais dos eleitores. Na ação, o ônibus contou com três atendentes e kits biométricos para a coleta da biometria dos eleitores e eleitoras.


Veja fotos





O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos