Sebrae apresenta resultados do Workshop Guia para Competitividade e Promoção Internacional do Turismo
Evento capacitou profissionais e governanças do setor para impulsionar a competitividade e qualificar destinos turísticos para o mercado internacional
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) realizou na última quarta-feira (2), o Workshop Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo. A ação reuniu gestores, empreendedores e profissionais com objetivo de fomentar a qualificação para o mercado internacional e contribuir para que o setor turístico amapaense se torne mais competitivo. O evento ocorreu na sede da instituição, no Salão de Eventos Macapá, das 14h às 18h.
Para a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras, o evento representou uma oportunidade para expor e valorizar a cultura amapaense, demonstrar os caminhos para estruturar roteiros, capacitar empreendedores do setor, atrair visitantes e promover o Amapá como referência no setor turístico.
“A Embratur escolheu o Amapá para começar uma jornada de promoção ao turismo, de todas as regiões do Norte, o nosso estado foi o primeiro. Então esse é o momento de despertar para a possibilidade de internacionalização do turismo no estado; existem dois mercados que almejamos alcançar, o interno e o externo. Nós queremos recepcionar turistas do Brasil e do mundo inteiro”, disse a diretora técnica Suelem Amoras.
Para a coordenadora Nacional de Turismo do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, o desenvolvimento do setor turístico depende de políticas públicas, do interesse da governança e de empresas líderes que promovam caminhos favoráveis para o turismo. “O Sebrae também possui participação nessa jornada, é o nosso papel contribuir para a realização de projetos, eventos e ações que envolvam o setor turístico, porque essa área é capaz de impactar diversas atividades econômicas; é um setor que possibilita melhor qualidade de vida e promove inclusão e ascensão social”, destaca a coordenadora Ana Clévia Guerreiro.
Workshop
Segundo a gestora do Projeto Rotas Turísticas no Meio do Mundo, Francinne Bacelar, o evento contou com 83 participantes do setor representados por 7 municípios, com o objetivo de movimentar, profissionalizar e fortalecer o turismo amapaense, e contribuir para o desenvolvimento local, criar um ambiente favorável aos negócios turísticos, além de estimular a geração de emprego e renda.
“O evento marcou um novo cenário para o turismo no Amapá, com o aperfeiçoamento e qualificação dos empreendimentos que ofertam e ofertarão experiências turísticas. A ação também contou com as orientações bases de preparação para estruturação de um destino turístico para o mercado nacional e internacional, bem como o alinhamento de ações com a governança”, finaliza a gestora Francinne Bacelar.
Por Maria Clara Araújo