Foto: Aog Rocha/GEA
1ª FLIT: Feira de Literatura Infantil Tucuju encanta Macapá com magia literária

1ª FLIT: Feira de Literatura Infantil Tucuju encanta Macapá com magia literária



Trazendo um mundo de encanto, imaginação e histórias envolventes para crianças de todas as idades, a 1ª Feira de Literatura Infantil Tucuju, ou FLIT, agitou Macapá nos dias 3 e 4 de novembro. Localizada em frente ao Mercado Central, o evento teve início às 17h e contou com uma variedade de atividades que envolveram contação de histórias, declamação de poemas, apresentações de teatro infantil, música ao vivo, brincadeiras, palhaçaria, sessões de cinema, leitura deleite e sorteios de brindes.

A FLIT é uma iniciativa do Coletivo de Literatura Infantil do Amapá (CLIAP), composto pelas escritoras Cecília Lobo e Negra Aurea, juntamente com o escritor Allex Odonno. Reunindo mais de 25 autores e autoras da literatura infantil produzida no Amapá, o evento celebrou a diversidade da produção literária infantil local.

O apoio para a realização da FLIT veio de várias fontes, incluindo órgãos públicos como a Macapatur, a Prefeitura de Macapá, a Fundação Municipal de Cultura, a Secretaria de Estado de Cultura e o Governo do Estado, além do Sesc e de particulares, como o Grupo Tatamirô de Poesia, O Café e os poetas, Tio Nescal, Movimento Negro Unificado e diversos escritores que contribuíram para o sucesso do evento.

A coordenadora da FLIT, Cecília Lobo, destacou a importância do apoio do Governo do Estado para dar visibilidade aos escritores e promover a literatura infantil local. Ela ressaltou que a ideia para a feira surgiu da necessidade de criar um espaço que destacasse os autores infantis, muitas vezes negligenciados em outras feiras literárias.

Além dos autores e artistas infantis independentes, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) credenciou artistas e autores infantis para a programação, incluindo o palhaço e animador infantil, Fábio Souza, conhecido como Fábio Nescau, que realizou atividades de pintura facial para as crianças.

O Núcleo do Programa do Livro Didático (Prolid) da Secretaria de Estado da Educação também marcou presença com mais de 100 livros para incentivar a leitura em espaços públicos, proporcionando uma experiência enriquecedora para as crianças.

A valorização da literatura infantil e o estímulo à leitura fizeram parte da FLIT, como destacado por Alicia Araújo, produtora cultural que participou do evento com sua filha, Lívia. Ela enfatizou a importância de proporcionar um espaço dedicado às crianças para que elas possam se conectar com as obras locais e se sentir parte da cultura literária do Amapá.

Mesmo sendo uma adolescente, Lívia apreciou a diversidade de atividades oferecidas na FLIT e expressou o desejo por mais eventos que atendam às necessidades das crianças. Ela ressaltou que esse espaço é perfeito para que as crianças se divirtam e conheçam mais sobre sua própria cultura.

O evento também deu destaque a autores locais, como Janaina Freitas, que apresentou sua obra "O Menino Perebento". A história, ambientada durante a pandemia, aborda o tema do bullying e a importância de aceitar e valorizar a individualidade. A obra utiliza termos nortistas, como gírias e palavras regionais, aproximando-se ainda mais do leitor e enriquecendo a experiência de leitura.


Veja fotos

Foto: Aog Rocha/GEA

Foto: Aog Rocha/GEA

Foto: Aog Rocha/GEA

Foto: Aog Rocha/GEA

Foto: Aog Rocha/GEA

Foto: Aog Rocha/GEA

Foto: Aog Rocha/GEA

Foto: Aog Rocha/GEA

Foto: Aog Rocha/GEA

Foto: Aog Rocha/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos