Conheça a atuação do Sistema CFQ/CRQs no combate à desinformação e promoção da saúde
Em alusão ao Dia Nacional da Saúde, comemorado no dia 5 de agosto, o Sistema CFQ/CRQs, que reúne o Conselho Federal de Química (CFQ) e os 21 Conselhos Regionais de Química (CRQs), lembra uma série de iniciativas em conjunto com parceiros para promover a saúde da população. Entre elas, o workshop Mistura Explosiva, que já percorreu três estados e o Distrito Federal alertando sobre os riscos de misturas indevidas de produtos de limpeza, e a Central de Informações da Química (CIQ), um hub de combate à desinformação sobre a Química e a Ciência. O Sistema CFQ/CRQs também reforça a importância da Química no controle das infecções hospitalares.
No Brasil, o índice de ocorrência da infecção hospitalar é de 14% das internações, segundo estimativa do Ministério da Saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a média no planeta está em 10% das internações.
Infecções hospitalares
As infecções hospitalares são aquelas adquiridas após a admissão do paciente em uma unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a sepse, síndrome que surge como resposta do corpo a uma infecção, está entre as principais causadoras de morte dentro das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).
Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que a sepse mata, em média, 11 milhões de pessoas por ano, entre elas crianças e idosos, e pode incapacitar outros milhões. Estima-se que, no Brasil, 240 mil pessoas são acometidas todos os anos por infecções em ambientes clínicos e hospitalares.
O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, lembra que os produtos de limpeza podem ser grandes aliados no controle de infecções nesses ambientes e para a saúde pública como um todo. Esses produtos são verificados e atestados por Profissionais da Química. “Por isso, é tão importante adquirir produtos que tenham a chancela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pois são eles que vão ajudar na prevenção dessas ocorrências.”
O conselheiro federal do CFQ Ubiracir Lima, integrante da Câmara Técnica de Saneantes da ANVISA e doutor em Vigilância Sanitária, elenca algumas medidas que também podem ser adotadas dentro de clínicas e hospitais para evitar a contaminação de pacientes. “Manter ambientes sempre limpos e higienizados com produtos adequados; uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e de materiais descartáveis; esterilização e desinfecção de equipamentos, e higienização correta das mãos com água e sabão ou álcool em gel”.
Segundo Ubiracir, os processos de infecção hospitalar são bem estudados e reconhecidos como um problema multifatorial e exigem uma série de ações que devem ser organizadas nos serviços de saúde. Ele também defende a participação de Profissionais da Química no combate a infecções em ambientes clínicos e hospitalares.
“O papel do químico neste processo é fundamental, pois o trabalho é para que o processo de desinfecção ou esterilização ocorra completamente, ou seja, que haja substância ativa em quantidade e/ou concentração suficiente para inativar todos os microrganismos presentes na superfície a qual se deseja desinfetar ou esterilizar. É um trabalho que pode salvar vidas”, observa o conselheiro do CFQ.
Mistura Explosiva
Por meio do workshop “Mistura Explosiva: Limpando conceitos, clareando ideias”, o Sistema CFQ/CRQs e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) oferecem a jornalistas e formadores de opinião informações essenciais sobre os cuidados na apuração de fake news, que envolvem misturas caseiras de produtos de limpeza, prática condenada pela ANVISA, e cuidados com a veiculação de informações sobre produtos químicos em geral. O evento já percorreu a capital federal e as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Campina Grande (PB).
Central de Informações da Química
A CIQ é um ambiente virtual (https://ciq.cfq.org.br/) que reúne parceiros da propagação de informações confiáveis sobre a área para a sociedade. A Central de Informações da Química estimula a participação da imprensa e da sociedade, disponibilizando o e-mail ciq@cfq.org.br para denúncias de alguma prática irregular da Química ou desinformação sobre temas relacionados. Quem quiser fazer parte também pode entrar em contato pelo mesmo e-mail.
Inicialmente, a CIQ conta com os seguintes parceiros: Associação Brasileira de Química (ABQ); Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM); ABIPLA; Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (ABICLOR); American Chemical Society (ACS); TikTok; Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); e ANVISA. A ideia é ampliar ainda mais as parcerias.
Por Maiara Pires