Foto: Divulgação/EAP
Governo do Amapá realiza formação inicial para mais de 500 novos servidores da educação

Governo do Amapá realiza formação inicial para mais de 500 novos servidores da educação

Até a próxima sexta-feira, 12, treinamento prepara cuidadores, pedagogos e professores para a atuação no sistema educacional do estado.


O Governo do Amapá iniciou a qualificação inicial para 515 novos servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Os cursos, que seguem até a próxima sexta-feira, 12, objetivam preparar os novos profissionais para a atuação no sistema educacional do estado, com o compromisso do desenvolvimento, qualidade e reforço do serviço público estadual.

Os novos profissionais foram divididos em 12 turmas, que abrangem cuidadores, pedagogos, professores de ensino especializado, da educação básica e profissional. Com carga horária total de 80 horas para cuidadores e 32 horas para os demais cargos, a capacitação desenvolvida pela Escola de Administração Pública (EAP) é realizada nos turnos da manhã e tarde, na Escola Estadual Tiradentes. 

Com matriz curricular diversificada e abrangente, as aulas contam com disciplinas que abordam desde a "Afetividade e Relações Humanas" até a "Inclusão e Educação Especial", para garantir a transmissão de conhecimentos técnicos e habilidades socioemocionais fundamentais para o desempenho das funções. 

A formação é ministrada por instrutores selecionados do Banco de Facilitadores da EAP, todos com comprovada experiência em suas áreas de atuação. Entre os assuntos abordados estão a diversidade cultural e étnico-racial, legislação educacional, desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, e inclusão de estudantes privados de liberdade.

“Nós esperamos que ao final da formação, os novos servidores estejam preparados para desempenhar suas funções com excelência, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços educacionais oferecidos à população amapaense”, destacou a diretora-presidente da EAP, Júlia Conde.

As atividades da EAP também são pautadas na sustentabilidade, com práticas como a utilização de materiais didáticos digitais e a promoção da coleta seletiva de resíduos. Essas medidas reduzem custos e minimizam o impacto ambiental, com promoção de uma cultura de responsabilidade ecológica entre os participantes.

 

Por: Cristiane Nascimento




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos