Reprodução/Portalpne
Mais de 2,4 milhões de estudantes pediram isenção da taxa do ENEM 2023

Mais de 2,4 milhões de estudantes pediram isenção da taxa do ENEM 2023



O prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 encerrou no último dia 29 de abril, e o resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 5 de maio. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mais de 2,4 milhões de estudantes fizeram a solicitação.

Os estudantes que tiveram a solicitação de isenção da taxa negada ainda podem recorrer até o dia 12 de maio, através do sistema de recurso disponível no site do INEP. Já os candidatos que obtiveram a isenção estão automaticamente inscritos no ENEM 2023, mas precisam realizar a inscrição no período previsto no edital.

A isenção da taxa de inscrição é concedida aos estudantes que se enquadram em alguns critérios, como: estar cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública, ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral em escola da rede privada, além de comprovar baixa renda.

Vale destacar que a concessão da isenção não garante a inscrição no ENEM, sendo necessário realizar a inscrição dentro do prazo previsto no edital e confirmar os dados informados. O exame é uma das principais portas de entrada para universidades e institutos federais do país, além de ser utilizado por programas de acesso ao ensino superior, como SISU, ProUni e FIES.

Com a pandemia de Covid-19 ainda em curso, a aplicação do ENEM 2023 está prevista para ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro, com as provas sendo realizadas em formato digital ou impresso, de acordo com a escolha do candidato durante a inscrição. O INEP tem adotado uma série de medidas de segurança para a aplicação do exame, visando garantir a saúde dos participantes e aplicadores.

 

PRÓXIMAS DATAS:

Inscrições: 05 a 16 de junho.

Cartão da Inscrição: 16 de outubro.

Aplicação da prova: 05 e 12 de novembro.

Gabarito: 24 de novembro.

Resultado (candidato regular): 16 de janeiro.

Resultado (treineiros): 16 de março.

Vista pedagógica: 16 de março.

Site do INEP: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

 

Fonte: PortalPNE




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos