Foto: Jhon Martins/GEA e Brunna Silva/GEA
Governo do Estado recebe beneficiários do Novo Amapá Jovem em Vitória do Jari

Governo do Estado recebe beneficiários do Novo Amapá Jovem em Vitória do Jari

Ao todo, 200 estudantes do município participam do programa, que leva qualificação profissional e incentiva a permanência nas escolas.


O Governo do Estado realizou nesta sexta-feira, 12, em Vitória do Jari, a cerimônia de recepção dos beneficiários do Novo Amapá Jovem. Diversos estudantes acompanhados por familiares receberam boas-vindas na quadra da Escola Francisca de Freitas Araújo, além de esclarecer dúvidas sobre o novo formato do programa.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv). O Novo Amapá Jovem oferece um importantes oportunidades para ingressantes do programa, pois leva qualificação profissional e contribui, por meio do trabalho social, para a permanência dos estudantes nas escolas.

“Sentimos a emoção dos participantes, pois acreditamos que eles entendem as novas e grandes oportunidades com o Novo Amapá Jovem, que valoriza e aplica políticas públicas eficientes para o segmento. Reforçamos também que a cerimônia de recepção ocorrerá em todos em 16 municípios do estado”, ressaltou a secretária de Políticas Públicas para a Juventude, Priscila Magno.

O Novo Amapá Jovem passou por uma reformulação, e agora conta com os eixos Escola, Universitário, Campo, Estagiário, Cidadão e Protagonista. Para o secretário adjunto de Educação Municipal de Vitória do Jari, Ezaias Evangelista, é uma oportunidade única para os alunos pensarem em seu futuro e ingressarem no mercado de trabalho.

“Com o programa, nossos estudantes ganham uma oportunidade de profissionalização, garantindo uma visão inicial do mercado de trabalho. Além disso, eles podem crescer como pessoas honestas e repletos de valores essenciais. Parabenizamos o Governo do Amapá e todos os envolvidos nessa tarefa que fundamenta a educação do nosso município”, destacou Evangelista.

Pensando no futuro, a estudante do 9º ano e bolsista do Novo Amapá Jovem, Emilly Marcela, de 16 anos, dedicou a conquista para sua mãe e também reforçou a importância do momento.

“Minha mãe sempre sempre me incentivou e acreditou em meu potencial. Meu sonho é ser médica, e tenho certeza que o programa vai ajudar bastante na minha carreira, pois agrega no meu desempenho e motiva para novas conquistas”, afirmou Emilly.

O universitário e bolsista Gabriel Pantoja, de 20 anos, tentou ingressar no Novo Amapá Jovem em outras oportunidades, sem sucesso. Este ano, o jovem conseguiu realizar sua meta e pretende investir em seus sonhos.

“O auxilio que vou receber vai me ajudar bastante, pois vou poder contribuir com minha família e também pagar despesas da vida de acadêmico. É um passo a mais para trilhar novos e importantes caminhos”, frisou Pantoja.

 

Novo Amapá Jovem

O processo seletivo foi realizado durante os meses de abril e maio. Por meio dos editais, os beneficiários receberão bolsas que variam de R$ 250,00 a R$ 1,4 mil, a depender da categoria de inserção. As próximas cerimônias de recepção acontecem em Porto Grande, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Serra do Navio, Calçoene, Cutias, Oiapoque, Distrito do Pacuí e Arquipélago do Bailique.

 

Por: Alice Palmerim




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos