Parceria entre Sebrae e prefeitura de Calçoene promove capacitação no Setor Produtivo do Açaí
O curso contou com a participação de 24 empreendedores do segmento
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com a prefeitura municipal de Calçoene, realizaram Curso de Boas Práticas de Fabricação. O objetivo é orientar e conscientizar os empreendedores sobre a importância da segurança alimentar aos consumidores do Setor Produtivo do Açaí.
A diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras, explica a importância da capacitação para o setor no estado do Amapá. "Segundo a Embrapa, as atividades de extração, transporte, comercialização e industrialização de frutos e palmito de açaizeiro são responsáveis pela geração de 25 mil empregos diretos e geram anualmente mais de R$ 40 milhões em receitas, o que fortalece o incentivo de investir em ações que some com toda a cadeia produtiva do açaí”, disse a diretora, Suelem Amoras.
Capacitação
O Curso Boas Práticas de Fabricação atendeu a demanda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Calçoene, assim como do titular da pasta, Roberto dos Santos, com carga horária de 12 horas, e consultoria em 15 empreendimentos.
Metodologia
Os 24 empreendedores foram divididos em 6 grupos para receberem visitas supervisionadas por técnicos do Sistema de Gestão de Fornecedores do Sebrae (SGF), nas batedeiras de açaí, seguindo a metodologia do Programa Alimento Seguro (PAS) que visa conscientizar e orientar os empreendimentos sobre as boas práticas durante a produção, o transporte, a manipulação e a estocagem de alimentos.
Coordenação
A coordenação do Curso de Boas Práticas de Fabricação é da gerente da Unidade Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz; da gestora do Projeto Produtos da Sociobiodiversidade do Sebrae, Alba Nize Colares; e apoio das colaboradoras Deuzanira Brito; e Gilvana da Rosa.
O Curso de Boas Práticas de Fabricação, ocorreu na Câmara de Vereadores do Município de Calçoene, no período de 5 a 7, das 14h às 18h.
Por Brenda Pires