Delegação amapaense participa da abertura do Web Summit Lisboa 2023
Evento é uma das maiores e mais influentes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) coordena delegação com dez empreendedores de startups do Amapá para o Web Summit Lisboa 2023. O objetivo é realizar uma missão internacional no ecossistema de tecnologia, inovação e empreendedorismo europeu, com experiências inovadoras em uma imersão de seis (6) dias, com visitas em empresas de alta performance, palestras para o desenvolvimento empresarial, networking qualificado com líderes e experiências exclusivas. O evento ocorre no Altice Arena em Lisboa, Portugal.
O gerente da Unidade de Soluções de Inovação Competitivas (Unic), Bruno Castro, destaca que para diversos especialistas, o Web Summit é o maior evento de inovação do mundo, e ressalta a relevância dos empreendedores selecionados.
“Nós estamos coordenando startups amapaenses com a proposta de conectar os negócios com os maiores players do mercado internacional, visando o reconhecimento e a exposição do ecossistema de startups, bioeconomia e inovação do estado do Amapá”, relata o gerente Bruno Castro.
Empresários
O CEO da Startup Tributei, Waldir Luiz Junior, fundou a empresa com o objetivo de calcular e analisar de forma rápida e assertiva a Substituição tributária (ICMS-ST), com a missão de criar soluções que simplifiquem a complexidade tributária e tornem a rotina dos profissionais mais produtivas.
“Nós estamos aqui buscando inovação, novos conhecimentos e formas de contribuir e ajudar contadores e empresas de comércio, para questões como a automatização da apuração de processos tributários e sobre as informações vinculativas em matéria de origem na Europa”, relata o CEO da Tributei Waldir Luiz Junior.
O CEO da BactoLac, Antônio Carlos, fundou a empresa com uma proposta de solução inovadora, que consiste em isolar e desenvolver probióticos a partir de microrganismos autóctones que promovem a melhoria da imunidade, da resistência contra patógenos, melhor absorção de nutrientes e redução da taxa de conversão alimentar na produção de peixes nativos como o tambaqui.
“Nós viemos para Lisboa para conhecer o ecossistema de inovação europeu, entender as oportunidades de internacionalização e mostrar que o estado do Amapá desenvolve e aplica tecnologia de ponta”, conta o CEO da BactoLac Antônio Carlos.
Sebrae
As dez empresas selecionadas participaram de um conjunto de mentorias coletivas, cursos e conteúdos sobre internacionalização, com o objetivo de prepará-los para acesso e boa comunicação com os expositores, redes de parceiros, conexões e aos conteúdos tendências do Web Summit Lisboa.
Os negócios inovadores e a equipe técnica do Sebrae no Amapá embarcaram para Portugal no dia 11 de novembro, e além do evento Web Summit também irão acompanhar uma agenda de visitas técnicas e integração entre as demais delegações brasileiras e internacionais, articuladas com apoio do Sebrae Nacional.
Summit
O Web Summit é um evento criado por uma empresa irlandesa, com o objetivo de reunir, em um único lugar, expositores, palestrantes e especialistas da área de tecnologia, para que eles possam expor seus projetos, trocar ideias, atrair investimentos e novos negócios. A ideia começou em 2009, e devido ao sucesso, atualmente conta com a participação de importantes executivos do mercado de tecnologia que palestram sobre diferentes temas, sendo uma ótima oportunidade de adquirir mais conhecimento.
Amapatec
A missão empresarial para o Web Summit Lisboa 2023 foi pleiteada pela Associação Amapaense de Tecnologia – Amapatec, com o propósito de conhecer os principais jogadores (players) de inovação e empreendedorismo, promover uma imersão ao Ecossistema de Inovação de Lisboa – Portugal e com isso aprofundar a expansão de mercado que vem passando o Ecossistema do Amapá.
Por Maria Clara Araújo