Divulgação
Pesquisa da Serasa traça o perfil dos usuários de cartão de crédito

Pesquisa da Serasa traça o perfil dos usuários de cartão de crédito

52% dos entrevistados têm três ou mais cartões de crédito


·52% dos entrevistados têm três ou mais cartões de crédito;

·Maioria dos usuários se autodefine como “Consumidor Consciente”, utilizando os cartões para organizar as contas do dia a dia;

·O cartão é usado principalmente para compras parceladas (61%);

·Consumos considerados essenciais, como supermercados e combustível, respondem por 37% do uso.

 

Para desvendar os hábitos de uso do cartão de crédito, a pesquisa Perfil de Crédito do Brasileiro identificou as principais características dos consumidores com a ferramenta. De acordo com o levantamento feito pela Serasa, a maioria dos entrevistados (36%) se descreve como Consumidor Consciente e utiliza o crédito como ferramenta de organização financeira com as contas diárias.

Depois de ouvir 3.097 pessoas da base Serasa entre os dias 2 de abril e 2 de maio, o levantamento identificou que mais da metade dos brasileiros (52%) possui três ou mais cartões de crédito - e, para 35% deles, o principal motivo dessa multiplicidade é para poder somar os limites. “Esse comportamento revela que o brasileiro ainda utiliza o cartão de crédito como uma forma de regularizar as despesas, mesmo que seja coordenando mais de uma fatura”, interpreta Amanda Rapouzo, diretora de Serasa Crédito.

Neste cenário, o cartão tem papel importante no orçamento familiar, sendo usado principalmente para compras parceladas (61%) e consumos essenciais (37%), como compras no supermercado, lojas de varejo e combustível. Por sua vez, o uso como complemento de renda foi apontado por 14% dos respondentes.

image.png

 

Os 10 perfis de usuários

Com o objetivo de investigar a personalidade de uso entre os brasileiros, a Serasa definiu 10 Perfis de Crédito, que descrevem características, hábitos e desejos entre os usuários. De acordo com a pesquisa, a maior parte dos entrevistados (36%) se identificam como Consumidores Conscientes e entendem, portanto, que o cartão é uma ferramenta para a organização financeira. Ao mesmo tempo, 19% se consideram como Gestores Básicos, que utilizam o cartão de crédito de forma cotidiana para complementar a renda ao pagar contas básicas, como água, luz e gás.

“Hoje, temos uma diversidade de opções, que oferecem serviços para atender cada necessidade do consumidor”, explica Amanda. “Em geral, os brasileiros buscam por oportunidades que facilitam o controle do orçamento mensal e priorizam benefícios centrais para essa organização, como zero anuidade, opções de parcelamento, taxa zero para transações bancárias e limite de crédito”.

Ao mesmo tempo, Amanda ainda reforça a importância de colocar em prática essa preocupação com o controle das contas e atrelar o uso do cartão com consciência. “A pesquisa demonstra que os consumidores estão antenados às funcionalidades do cartão como um aliado na hora de tirar planos do papel e de auxiliar na melhoria da saúde financeira. Acreditamos que a educação financeira seja a chave para adotar bons hábitos e tornar o uso do crédito ainda mais responsável”.

Para saber mais sobre os Perfis de Crédito: https://www.serasa.com.br/ecred/blog/perfil-credito/

 

Veja como solicitar crédito de forma segura no Serasa Crédito

Antes de definir o cartão ideal, é possível simular as oportunidades no marketplace da Serasa, que disponibiliza consultas online e gratuitas e que não impactam o seu Serasa Score. “Como o acesso ao crédito é essencial para o desenvolvimento e a realização de aspirações próprias, a Serasa tem investido em soluções que facilitam essa aquisição na vida dos brasileiros”, comenta Amanda.

·Acesse a plataforma de forma gratuita: entre no site ou no aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. 

·Complete seu perfil: ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.  

·Faça uma simulação: escolha o tipo de crédito que você procura e a Serasa buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. Caso haja ofertas, você pode visualizar as opções e clicar em “detalhes da oferta” para saber mais. 

·Escolha a opção desejada e finalize a contratação: após avaliar as ofertas disponíveis, escolha a opção que considerar mais interessante, clique em “solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação do crédito, a contratação será finalizada de forma fácil e em poucos minutos. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.    

 

Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais. Para mais informações: www.serasa.com.br.


Veja fotos





O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos