Promotoria da Infância e Juventude lança projeto de prevenção da gravidez na adolescência

Promotoria da Infância e Juventude lança projeto de prevenção da gravidez na adolescência



Os altos índices de gravidez precoce no município de Santana levaram à concepção do projeto “Prevenção de Gravidez na Adolescência – Tudo tem seu tempo”, que foi apresentado nesta quinta-feira (14), na Promotoria de Justiça do município. O Ministério Público do Amapá (MP-AP), através da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude de Santana (PJIJS), o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Prefeitura Municipal de Santana (PMS) e Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá, são os parceiros deste projeto, ainda em fase experimental. 

A proposta é capacitar trinta alunos adolescentes de escolas públicas de Santana - usando a metodologia pedagógica e participativa - para que se tornem multiplicadores, e as orientações alcancem o público entre 11 e 18 anos. Nesta primeira fase, o projeto contempla as escolas estaduais Rodoval Borges, Alberto Santos Dumont e Francisco Walcy. Os temas a serem trabalhados são cuidados com a saúde, métodos contraceptivos, repercussões sociais, legais, biológicas e psicológicas da gravidez precoce, infecções sexualmente transmissíveis, entrega voluntária legal e outros. 

O Programa Saúde na Escola, da Secretaria Municipal de Saúde de Santana, será responsável, juntamente com o Núcleo de Participação Cidadã de Adolescentes (Nuca), por acompanhar e dar suporte às atividades dos adolescentes. A capacitação é de responsabilidade da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). 

“O Brasil é o segundo país das américas com a maior taxa de gravidez na adolescência e, no município de Santana, este problema, proporcionalmente, é maior que Macapá. O projeto é pautado na atuação integrada, na articulação interinstitucional e de fortalecimento da rede de apoio e proteção socioassistencial à criança e ao adolescente, em consonância com os objetivos estratégicos do MP-AP”, disse o promotor de justiça da Infância e Juventude, José Cantuária Barreto.

A titular da Vara de Infância e Juventude de comarca de Santana, juíza Larissa Noronha, enfatizou a importância da iniciativa e da união de instituições para sua execução. “Gravidez na adolescência envolve inúmeros fatores, por isso a necessidade da participação de órgãos com objetivos afins neste projeto. Este assunto tem que ser tratado em linguagem adequada para adolescentes, nas redes sociais, temos que saber ouví-los, torná-los protagonistas, nos unirmos a eles”, afirmou.
 
A capacitação dos estudantes será nos meses de outubro e novembro. No mês de fevereiro, quando em todo o país acontece a Semana Nacional de Prevenção de Gravidez na Adolescência, haverá a avaliação dos resultados do projeto, para que então sejam estabelecidas as diretrizes. 

O projeto é organizado pelas analistas ministeriais Ana Paula Vieira da Costa e Leiza Naiara Diogo de Souza Medina, e pela Pedagoga Bruna Sanches da Costa, além da Psicóloga da Vara da Infância e Juventude de Santana, Marciene Lobato.

Participaram da apresentação do projeto: Eduardo Vaz, defensor titular da Infância da Defensoria Pública Estadual; Naira Matos, coordenadora do Núcleo de participação cidadã de adolescentes (Nuca); Janaína Andreza Braga, responsável técnica do Programa Saúde na Escola e do Programa Saúde do Adolescente e Mobilizadora pela Saúde do Selo Unicef; Cintia Glaupp Bandeira, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Santana; Anna Byatriz Melo, gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica; Marciene Lobato, psicóloga da Vara da Infância e Juventude de Santana.

 

Por Mariléia Maciel


Veja fotos






O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos