TCE encerra segunda etapa do Projeto Conexões pela Paz com 900 atendimentos

TCE encerra segunda etapa do Projeto Conexões pela Paz com 900 atendimentos



 Cerca de 900 crianças, jovens e adultos do município de Amapá participam da segunda etapa do Projeto TCEndo Conexões pela Paz, que tem como foco o combate ao suicídio e a valorização da vida. A primeira etapa do projeto aconteceu em outubro de 2022, com foco na capacitação de professores e servidores municipais. 

Desde quarta-feira (13/9), membros e servidores do TCE Amapá, responsável pelo projeto, estão no município de Amapá para a execução da segunda etapa do projeto que vai até esta sexta-feira (15/9). “Na primeira etapa capacitamos os profissionais. Agora na segunda, estamos fazendo o atendimento dos pais e alunos”, explicou Cristiane Godim, diretora da Escola de Contas do TCE Amapá.

 

Realidade

O Projeto TCEndo Conexões pela Paz surgiu diante da triste realidade observada nas escolas públicas do município de Amapá, quanto aos casos de suicídio e tentativas contra a vida. 

O assunto chegou como um pedido de socorro ao Tribunal de Contas do Amapá, que mantém estreita ligação com os gestores municipais e a sociedade por meio de projetos e outras ações.

Em outubro de 2022, a Escola de Contas do TCE Amapá elaborou o projeto e executou, durante uma semana, a primeira etapa envolvendo professores e servidores públicos. “Os professores recebiam cartas de alunos com tendência ao suicídio, mas não sabiam ao certo como enfrentar o problema. Então na primeira etapa capacitamos os professores para que, diante dos casos, soubessem como conduzir a situação, e agora nesta segunda etapa estamos reunindo e atendendo os próprios alunos e pais”, explicou Godim.

Para a conselheira Maria Elisabeth Picanço, coordenadora do projeto, a escola é o ambiente ideal para reforçar a valorização da vida, disseminar valores e construir a cidadania.

O presidente do TCE Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, disse que outros municípios também poderão receber o projeto com foco no fortalecimento da vida. “Essa é uma das contribuições sociais do TCE Amapá e acreditamos que podemos contribuir com o futuro da educação”, ressaltou.

 

 

Programação

No dia 14 (quinta-feira), pela manhã e tarde o projeto fez o atendimento psicológico na Escola Municipal Francisco Alves de Oliveira Maria do Céu e na Escola Estadual Vidal de Negreiros. À noite, houve a continuidade da capacitação de professores e demais servidores.

Na sexta-feira (15/9), os atendimentos aconteceram na Escola Municipal Maria do Céu, na Escola Vidal de Negreiros, e na Igreja Nossa Senhora de Nazaré e Paróquia do Espírito Santo.

 

Por Janderson Carlos Nogueira Cantanhede




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos