Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente abre inscrições para seleção de bolsistas

Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente abre inscrições para seleção de bolsistas

Mestrandos selecionados serão anunciados em abril de 2024 e receberão bolsa mensal de 2,5 mil reais


Único programa de bolsas do país com foco na interface entre economia e meio ambiente, a Cátedra Escolhas está com as inscrições abertas para a seleção de novos bolsistas. São elegíveis mestrandas e mestrandos em Ciências Econômicas e áreas afins, nascidos na Amazônia Legal ou que estejam matriculados em instituições de ensino estabelecidas na região, conforme descrito no edital. O programa prioriza candidatos indígenas e afrodescendentes.

Os candidatos às bolsas podem desenvolver seus trabalhos com temas voltados à justiça climática, economia verde, agricultura, água, sistemas alimentares, economia de baixo carbono, energia, florestas, bioeconomia, desenvolvimento sustentável, riscos socioambientais do sistema financeiro e valoração de serviços ecossistêmicos, mineração, entre outros.

“O Instituto Escolhas considera fundamental apoiar economistas nascidos ou atuantes na região da Amazônia Legal, que estejam dedicados a pensar soluções para o desenvolvimento sustentável daquele território, dada a imensa relevância da sociobiodiversidade amazônica para o enfrentamento da crise climática global”, explica Patricia Pinheiro, gerente de projetos do Escolhas e responsável pelo programa, que já concedeu 36 bolsas de mestrado e doutorado.

As inscrições estão abertas até 29 de fevereiro de 2024. Os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 2.520,00 (valor acima daquele pago a bolsistas da Capes/CNPq).

 

Candidatos e candidatas devem se enquadrar em um dos seguintes perfis:

- ter nascido em um município da Amazônia Legal brasileira e estar regularmente matriculado(a) em curso de mestrado vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu da área de conhecimento Economia, no Brasil ou no exterior;

- ter nascido em um município da Amazônia Legal brasileira e estar regularmente matriculado(a) em curso de mestrado vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu em área interdisciplinar, com linha de pesquisa em Economia e orientador com formação em Economia, no Brasil ou no exterior;

- ter nascido no Brasil e estar regularmente matriculado(a) em curso de mestrado vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu da área de conhecimento Economia, localizado na Amazônia Legal;

- ter nascido no Brasil e estar regularmente matriculado(a) em curso de mestrado vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu em área interdisciplinar, com Linha de Pesquisa em Economia e orientador com formação em Economia, localizado na Amazônia Legal.

Para saber mais e fazer o download do edital, acesse escolhas.org/catedra




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos