Vencedores do Concurso de Redações da Sefaz-AP serão premiados em dezembro
Participam do certame alunos do ensino médio de escolas públicas de Macapá e Santana.
Com objetivo de incentivar os estudantes a conhecerem o sistema tributário, o Governo do Amapá realiza a 5ª edição do Concurso de Redações da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), que, em 2023, traz o tema “Educação para a Cidadania Fiscal”.
Ao todo, três mil alunos do ensino médio de escolas estaduais e municipais de Macapá e Santana produziram redações. Destes, 20 tiveram os textos selecionados para concorrer à premiação, com cerimônia de entrega prevista para o dia 13 de dezembro, no auditório do Sebrae Amapá.
Serão premiadas as três melhores redações. Como prêmio, os alunos levarão para casa celulares novos e seus respectivos professores receberão bolsas de couro. As escolas que conquistarem o primeiro e o segundo lugar, irão ganhar HD’s externos, enquanto a terceira colocada receberá uma bolsa de couro.
A iniciativa é coordenada pelo Grupo de Educação Fiscal Estadual, que é composto por servidores da Sefaz e Secretaria de Estado da Educação (Seed).
A equipe executa as atividades do Programa de Educação Fiscal Estadual, uma iniciativa que busca alcançar uma sociedade mais solidária, participativa e consciente sobre a destinação e retorno dos impostos pagos pela população para a prestação de serviços públicos de qualidade.
A representante da Sefaz no Grupo, Simei Natércia, detalha a importância da reflexão proposta pelo concurso em 2023, sobre “Cidadania Fiscal”, que é um importante instrumento de aproximação entre sociedade e do estado dentro do processo de tributação, além de ser uma prioridade do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), responsável por definir as diretrizes dos programas estaduais.
“A Cidadania Fiscal traz a consciência da necessária atuação social, seja no âmbito pessoal ou no setor privado e mostra que o benefício de um é o benefício de todos e que a atuação em conjunto fortalece a sociedade, suas organizações sociais e os governos, e, com isso, as pessoas se beneficiam”, explicou Simei.
Entre os setores de atuação do Grupo de Educação Fiscal Estadual, estão as escolas públicas, ambiente em que é realizado o Concurso de Redação. A equipe convidou alunos de 35 escolas de Macapá e Santana.
As redações já foram entregues às equipes da Sefaz e da Seed, que irão repassá-las para comissão julgadora, responsável pela análise e definição dos estudantes premiados.
Cronograma do 5º Concurso de Redações da Sefaz
- 16 e 17 de novembro - Entrega das redações pelo Gefe à comissão julgadora
- 29 de novembro - Análise e seleção das redações pela comissão julgadora na sala do Grupo de Educação Fiscal Estadual
- 1º a 6 de dezembro - Confecção dos certificados e convites
- 13 de dezembro - Cerimônia de premiação
Por: Luan Rodrigues