Reprodução/ UOL
Macapá tem pior desempenho em transparência pública, revela estudo

Macapá tem pior desempenho em transparência pública, revela estudo

Estudo da Transparência Internacional revela que a capital do Amapá tem a pior transparência pública no Brasil, destacando desafios críticos em ano eleitoral.


Uma reportagem do portal UOL apresentou um estudo da Transparência Internacional que mede o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), e pasmem, Macapá, no Amapá, foi classificada como a capital com pior desempenho em transparência pública no Brasil, de acordo com a pesquisa realizada nesta terça-feira, 16.

A análise revelou que apenas Vitória (ES) alcançou a nota máxima, considerada como "ótima" no ranking das capitais brasileiras, obtendo 98,6 pontos.

O ITGP destacou que em anos eleitorais, como o atual, a transparência é fundamental devido aos riscos de corrupção associados aos gastos com obras públicas e às "emendas Pix", que podem influenciar negativamente nas eleições.

A pesquisa identificou que as divulgações de gastos com obras públicas foram os pontos mais críticos na avaliação de transparência das capitais. A análise utilizou seis critérios para o estudo: Legislações, Plataformas, Administrativo e governança, Obras públicas, Transparência financeira e orçamentária, e Comunicação, engajamento e participação.

A transparência na gestão pública é um dos pontos chaves para evitar distorções e assegurar uma resposta justa e democrática nas urnas.

A baixa pontuação de Macapá no índice evidencia a necessidade urgente de medidas para aumentar a transparência e a governança na capital do Amapá.

E agora, como fica essa situação? É hora do Ministério Público Estadual e Federal avaliar essa circunstância preocupante.

O estudo mostrou que Macapá (AP) e Teresina (PI) não divulgam nada sobre suas obras públicas, tendo pontuação zero nesse indicador.

 

Com informações/ UOL


Veja fotos

Reprodução/ UOL

Reprodução/ UOL




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos