PortalPNE
Segunda edição do Sisu, Prouni e Fies 2023 já está sendo articulada no MEC

Segunda edição do Sisu, Prouni e Fies 2023 já está sendo articulada no MEC

Saiba o que é Sisu, Prouni e Fies; Veja datas previstas.


O Ministério da Educação (MEC) já está trabalhando na articulação da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o ano de 2023.

Esses programas são importantes ferramentas de acesso ao ensino superior no Brasil, possibilitando o ingresso em universidades públicas e privadas através de processos seletivos e financiamentos.

 

Sisu

O Sisu é um sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Os estudantes interessados em participar do Sisu devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, com base em sua pontuação, podem concorrer às vagas disponíveis nos cursos e universidades de sua escolha.

 

Prouni

Já o Prouni é um programa que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Podem participar do Prouni os estudantes que tenham cursado o ensino médio em escola da rede pública, ou como bolsista integral em escola particular, e que atendam aos critérios de renda estabelecidos pelo programa.

As bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%), dependendo da renda do candidato.

 

Fies

Por fim, o Fies é um programa de financiamento estudantil que permite que estudantes de baixa renda possam ingressar e se manter em cursos de graduação em instituições privadas.

O Fies oferece empréstimos a juros baixos para os estudantes, facilitando o acesso ao ensino superior. Para participar do Fies, é necessário ter realizado o Enem e ter obtido uma pontuação mínima estabelecida pelo MEC.

 

Esses programas são fundamentais para promover a inclusão e democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. Além disso, representam oportunidades para estudantes de diferentes perfis econômicos e sociais realizarem seus sonhos de ingressar em uma faculdade.

A segunda edição do Sisu, Prouni e Fies 2023 está sendo articulada pelo MEC, e em breve serão divulgadas mais informações sobre os prazos de inscrição, critérios de participação e demais detalhes dos processos seletivos.

É importante que os estudantes interessados fiquem atentos aos canais oficiais do MEC e às publicações dos editais, para não perderem a oportunidade de participar desses programas e conquistar uma vaga no ensino superior.

 

Datas importantes

SISU:

  • Termo de Adesão: 22 a 26 de maio.
  • Retificação do Termo de Adesão: 29 de maio a 09 de junho.

PROUNI:

  • Termo de Adesão: data a definir.
  • Retificação do Termo de Adesão: data a definir.

FIES:

  • Termo de Adesão: 16 a 23 de maio.
  • Retificação do Termo de Adesão: 24 a 30 de maio.

Os estudantes poderão se inscrever nos processos seletivos, através das seguintes datas (datas previstas), utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio:

  • Sisu: 20 a 23 de junho.
  • ProUni: 27 a 30 de junho.
  • Fies: 04 a 07 de julho.

As datas para as inscrições poderão ser retificados pelo Ministério da Educação.

 

Fonte: PortalPNE

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos