Projeto Jovem Descolado forma 217 jovens em Macapá
Momento marca o encerramento da edição de 2024
A superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante; o governador do Amapá, Clécio Luís; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em exercício, Jurandil Juarez; e a diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras, receberam 217 formandos do Projeto Jovem Descolado 2024, realizado em Macapá e mais 400 convidados para prestigiar a celebração. A formatura ocorreu na Sede dos Magistrados, nesta segunda (16), às 19h.
O presidente do Conselho do Sebrae em exercício, Jurandil Juarez, ressaltou que a importância do Projeto Jovem Descolado, e destaca que ele influencia de maneira significativa na produtividade do Amapá.
“Não é pouca coisa, desde 2017 e já estamos em 2024, é uma experiência vitoriosa, com mais de 3 mil jovens treinados, e numa faixa etária que é muito delicada para o estado do Amapá. Porque, como vocês sabem, essa faixa etária de 17 a 29 anos é aquilo que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registra como os ‘nem nem’, que nem estuda, nem trabalha. Por isso, essa atenção, essa acurada que tem o Sebrae e o Governo do Estado, porque também é a idade mais produtiva que nós temos na vida, não dá para o Amapá abrir mão de toda essa potencialidade, de todo esse vasto recurso que tem à disposição, e precisamos aproveitar”, disse o presidente Jurandil.
GEA
Para o governador Clécio Luís, todas as experiências vivenciadas no Jovem Descolado, auxiliam para entrar no mercado de trabalho da maneira certa, toda a capacitação emocional e na área do empreendedorismo é necessária.
“Os jovens descolados quando saem da capacitação, 40% deles já com emprego garantido. Mas quem não quiser ser empregado, sai também preparado para empreender. E a gente está preparando na outra ponta, uma linha de financiamento para poder financiá-la, para que ele possa montar o seu negócio, para que ele possa caminhar com as próprias pernas e empreender”, comentou o governador Clécio Luis.
Segundo a secretária de Inclusão e Mobilização Social e de Políticas Públicas para Juventude (Sejuv), Priscila Magno, o investimento das práticas empreendedoras nos jovens é de suma importância para a economia do estado.
“O Jovem Descolado sem dúvidas, é um catalisador para a mudança que oferece aos nossos jovens, a chance de explorar todo o seu potencial e construir um futuro brilhante. Nós acreditamos que o empreendedorismo vai colaborar para a transformação deste estado; a partir desta formatura nós teremos jovens com uma mentalidade empreendedora, preparados para contribuir com o desenvolvimento econômico”, finalizou a secretária Priscila Magno.
Cerimônia
A cerimônia de formatura foi um momento de muita emoção e relato dos oradores das turmas sobre as próprias trajetórias, vivências, obstáculos e vitórias ao decorrer do curso.
A oradora Ana Beatriz Silva, falou sobre as mudanças internas causadas pelo curso. “Vocês nos motivaram a nos tornar uma versão melhor de nós mesmos e a nunca desistir. Não podemos deixar de expressar a nossa gratidão ao Sebrae, que juntamente com o Governo nos proporcionou esta oportunidade transformadora. Agradecemos de coração por nos ajudarem a construir um futuro mais promissor, por acreditarem em nossas capacidades e nos impulsionar a ir além”, relatou a formanda, Ana Beatriz.
O aluno Salomão Brito, declarou que o programa o ajudou a definir metas e se desenvolver na vida profissional. “Gostaria de agradecer aos nossos orientadores, cada um com sua metodologia, contribuiu para nossa participação e evolução. Também gostaria de agradecer ao Sebrae por oferecer oportunidade para que jovens aprendam cedo sobre o empreendedorismo, planejamento de vida, objetivos e as atitudes necessária para alcançá-los”, afirmou o formando, Salomão Brito.
Projeto
Esta sétima edição do projeto contou com 18 turmas, sendo dez delas de Macapá, seis de Santana e duas de Pedra Branca, totalizando 450 participantes. Ao todo foram 120 horas-aula de capacitação com foco em desenvolver prática, protagonismo, posicionamento profissional e reforçar a importância do autoconhecimento e autoestima nesses jovens.
Este ano foi a primeira vez em que o projeto atendeu de forma exclusiva alunos do terceiro ano do ensino médio, estudantes da Escola Estadual Mário Quirino da Silva. A diretora da escola, Gisele Brás, agradeceu a oportunidade dada aos alunos da instituição.
“A escola Mario Quirino, é muito grata ao Sebrae Amapá por dar oportunidade aos nossos jovens, são 50 jovens que estão aí recebendo essa oportunidade, essa porta aberta do Sebrae Amapá. Qualificação é tudo, principalmente em favor do empreendedorismo juvenil”, disse a diretora Gisele Brás.
Memória
O projeto Jovem Descolado é uma criação do Sebrae no Amapá, realizado pela primeira vez em 2017, e já capacitou 3.000 jovens nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Oiapoque, Laranjal do Jari e Pedra Branca do Amapari.
Em 2023, o projeto foi nacionalizado e agora é uma solução nacionalizada e está disponível no Programa Nacional de Educação Empreendedora para todo o Sistema Sebrae. Os estados do Maranhão, Minas Gerais e Tocantins entraram em 2024, em negociação para executar o projeto.
Parceiros
O evento foi realizado pelo Sebrae no Amapá em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias de Inclusão e Mobilização Social e a de Políticas Públicas para Juventude.
Coordenação
O Projeto Jovem Descolado é coordenado pelo gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Maikon Richardson; e pela gestora estadual do Projeto Jovem Descolado, Thaís Almeida.
Por Fernanda Oliveira
Colaboração: Ana Yared