IA

"A inteligência artificial não é algo que os alunos vão viver, eles já estão vivendo essa realidade", diz Dora Kaufman, da PUC-SP



A Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações na educação  foram tema de painel que aconteceu esta semana (dia 18), na Educa Week, maior evento de educação da América Latina, que está sendo realizado em São Paulo.

O debate contou com a presença de Marina Correa Dalbem (CEO da Edify Education), Leonardo Chucrute (CEO da Zerohum), Rudney Soares (diretor do Colégio Parthenon Vila Augusta), Dora Kaufman (professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP), Viviane Flores (diretora do colégio COMPA) e Esther Carvalho (diretora geral do Colégio Rio Branco SP).

O assunto vem sendo tema de debates frequentes nos últimos  anos, sobretudo por seus conhecidos impactos nas relações sociais e no mundo do trabalho.

Atualmente, estamos em contato com aplicativos, assistentes de voz e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas, das mais simples até as mais complexas.

Na educação, não é diferente: alunos e professores são beneficiados com as novas soluções tecnológicas para ensino e aprendizagem que surgem a partir a tecnologia.

A inteligência artificial pode ser usada tanto na esfera do aprendizado em si, quanto na gestão educacional, sendo que uma de suas ferramentas mais poderosas é o auxílio na produção de conteúdos para a sala de aula.

Dora Kaufman, professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP, destacou em sua fala que a grande inovação que a Inteligência Artificial traz para a educação é a possibilidade de uma aprendizagem personalizada para cada aluno, já que suas ferramentas permitem que os educadores avaliem em profundidade o desempenho do estudante em suas particularidades.

E mais: baseada em dados, a IA consegue prever até as futuras dificuldades dos estudantes."A inteligência artificial não é algo que os alunos vão viver, eles já estão vivendo essa realidade", afirmou a docente.

Para Esther Carvalho, diretora geral do Colégio Rio Branco SP, "a grande questão é como podemos garantir o aprendizado em um mundo com soluções tão facilitadas". Dessa forma, é preciso fazer uso da tecnologia de forma consciente, para que, efetivamente, haja ganhos e a aprendizagem aconteça de modo saudável e sustentável.

Por fim, houve o consenso de que a Inteligência Artificial é hoje uma grande aliada da vida em sociedade, oferecendo um universo de soluções, sem nunca substituir a sensibilidade e a inteligência humana.

 

Mais sobre a Educa Week 2023: é o maior evento de Educação da América Latina. Em sua 8ª edição, em formato híbrido, vai reunir líderes empresariais, políticos, gestores escolares, especialistas em tecnologia e em saúde mental e educadores para debater os principais desafios educacionais do Brasil, em busca de soluções disruptivas e transformadoras, em uma abordagem 360º da educação. 

Especialmente esse ano, questões de ESG, tecnologia, inovação e saúde mental na educação vão ganhar destaque nos debates. Já são mais de cinquenta painéis e mais de duzentos líderes educacionais confirmados. Para completar, a sexta edição do Prêmio Destaque Educação irá reconhecer iniciativas que abordam com sucesso a integração de ESG, tecnologia, inovação e saúde mental na educação, destacando casos de excelência pelo Brasil. Confira a programação completa, acessando: https://educaweek.com.br/




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos