PF
Polícia Federal e Militar do Amapá prendem suspeitos de assassinato de policial francês

Polícia Federal e Militar do Amapá prendem suspeitos de assassinato de policial francês

Dois brasileiros são detidos no Oiapoque acusados de participação no homicídio de Arnaud Blanc durante operação contra garimpo ilegal na Guiana Francesa


Neste domingo (21), a Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar do Amapá, Batalhão que atua no Oiapoque, deflagrou a Operação Fraternité visando cumprir mandados de prisão temporária, além de busca e apreensão, relacionados a dois brasileiros suspeitos de envolvimento no assassinato do policial francês Arnaud Blanc no final de março desse ano.

De acordo com as investigações, Blanc foi baleado durante uma operação contra o garimpo ilegal na Guiana Francesa, uma atividade predominantemente praticada por brasileiros. Os fatos foram comunicados pela INTERPOL por meio da Difusão Vermelha (Red Notice), um instrumento utilizado para registrar indivíduos procurados, permitindo que as autoridades de cada país colaborem para a captura de fugitivos internacionais.

Os suspeitos aguardam a audiência de custódia e, em seguida, iniciará às tratativas diplomáticas entre Brasil e França, com o objetivo de dar continuidade às investigações. Caso sejam condenados, os homens poderão responder por homicídio qualificado e associação criminosa, sujeitando-se a uma pena de até 33 (trinta e três) anos de prisão.

A Operação Fraternité destaca a importância da cooperação entre as forças de segurança dos dois países, visando combater o crime transnacional e garantir a punição dos responsáveis por atos criminosos, mesmo quando ocorridos além das fronteiras nacionais. O desfecho desse caso, com a prisão dos suspeitos, representa um avanço significativo no fortalecimento dos laços de cooperação entre o Brasil e a França, no que tange à segurança pública e ao combate à criminalidade.

A Polícia Federal e a Polícia Militar do Amapá continuarão a trabalhar em conjunto, em estreita colaboração com as autoridades francesas, visando identificar e responsabilizar todos os envolvidos nesse crime que resultou na morte do policial Arnaud Blanc. A sociedade espera que a justiça seja feita e que casos como esse sirvam de exemplo para dissuadir futuras ações criminosas nas fronteiras entre Brasil e França.


Veja fotos

PF




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos