Imagem de Lynette Coulston por Pixabay
Sicoob reúne mais de 76 mil cooperados em  assembleia e bate recorde do segmento 

Sicoob reúne mais de 76 mil cooperados em  assembleia e bate recorde do segmento 



A partir do investimento em tecnologia de ponta para expandir sua atuação em todo o Brasil, o Sicoob quebrou um recorde na quantidade de cooperados participando em uma única Assembleia Geral Ordinária (AGO). Mais de 56 mil cooperados conectaram-se de forma on-line e 20 mil estiveram fisicamente presentes na última reunião do Sicoob Credicitrus, uma das 339 cooperativas singulares que integram o Sicoob. O feito ocorreu em abril último e demonstra a capacidade de mobilização do cooperativismo financeiro tanto no mundo digital quanto no físico.

A reunião teve como pauta a prestação de contas da administração, bem como a apresentação dos resultados financeiros da cooperativa singular relativos ao exercício de 2022. De acordo com Marcos Lourenço Santin, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicitrus, diversos motivos levaram a esse sucesso em uma única AGO, entre eles a abrangência e a segurança da ferramenta sistêmica desenvolvida para a conexão remota dos cooperados. “A participação virtual foi realizada pelo aplicativo Sicoob Moob, criado para facilitar e incentivar o contato entre o cooperado e a cooperativa”, destaca Santin.

“Estamos em um momento muito favorável para a expansão do cooperativismo financeiro no Brasil, ampliando o protagonismo, já relevante, na indústria financeira. A sociedade vem percebendo a proposta de valor associada ao propósito cooperativista, voltado à promoção de justiça financeira e desenvolvimento socioeconômico. Hoje o Sicoob, que é formado por 339 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), atende a cerca de 9 milhões de brasileiros, dos quais 7,3 milhões como cooperados (donos de suas cooperativas) e 1,8 milhão de não-cooperados, diz Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob.

No cooperativismo, as assembleias são o momento mais importante quando se trata de empoderamento dos cooperados, pois é nelas que se delibera sobre os resultados da gestão e se definem as prioridades para o futuro. “A transparência e o senso de pertencimento, exercitados no processo assemblear, estão intrinsicamente atrelados ao modelo de negócios cooperativo. A participação do cooperado na avaliação e na definição dos rumos das cooperativas é uma oportunidade muito especial e de celebração em cada uma das nossas entidades”, comenta o executivo. 

 

Sicoob Moob 

O aplicativo Sicoob para reuniões virtuais foi criado e disponibilizado pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS) às cooperativas em 2019, justamente para aproximar os cooperados da administração das cooperativas e facilitar o protagonismo em matérias de seu interesse.

Além de viabilizar a atuação em reuniões, é possível encontrar nessa ferramenta informações atualizadas da instituição, como seus principais indicadores. O app também tem uma comunidade de negócios, ambiente exclusivo que viabiliza o anúncio e negociação de bens/produtos do ecossistema dos próprios cooperados.

“O Sicoob Moob é a simplificação e a garantia do acesso dos cooperados aos eventos de mobilização do quadro social organizados pela cooperativa, facilitando, ainda, a aproximação entre os donos do empreendimento para a realização de negócios entre eles; com a própria cooperativa e parceiros desta”, afirma Ênio Meinen.

 

Capilaridade é essencial 

Ao lado do expressivo investimento em canais digitais, desde setembro de 2022 o Sicoob tornou-se a maior rede física do país: são mais de 4,5 mil unidades, superando o número de agências das maiores instituições financeiras brasileiras. Em mais de 390 municípios, desconsiderando os postos avançados de bancos, o Sicoob é a única entidade com atendimento presencial.

“Os relacionamentos físico e digital têm que caminhar lado a lado para que, oferecendo ao usuário o direito de escolha do canal, cada vez mais indivíduos e empresas tenham acesso à solução cooperativa, alternativa diferenciada em produtos financeiros e comprometida com a justiça financeira e a prosperidade nos territórios”, finaliza Meinen.

 

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

É formado por 339 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.

Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos de atendimento, e, em mais de 390 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse ao site para mais informações.




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos