Pesquisador José Carlos Tavares - HU-Unifap
Pesquisas na área de fármacos levam gerente do HU-Unifap a destaque em ranking internacional

Pesquisas na área de fármacos levam gerente do HU-Unifap a destaque em ranking internacional

Destaque no AD Scientific Index posiciona José Carlos Tavares como um dos principais pesquisadores da América Latina em Farmácia e Ciências Farmacêuticas.


A Amazônia é conhecida por sua biodiversidade e, dentro desse contexto, destacam-se pesquisas científicas de excelência realizadas na região. É o caso das investigações na área de "Ciências Médicas e da Saúde" e "Farmácia e Ciências Farmacêuticas", que renderam ao renomado pesquisador José Carlos Tavares o título de 13º pesquisador mais relevante da América Latina, de acordo com o prestigioso AD Scientific Index, em sua edição de 2023.

José Carlos Tavares, ex-reitor da Universidade Federal do Amapá e atual gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), conquistou essa notável posição graças ao seu valioso trabalho no campo dos fármacos e ciências farmacêuticas. Alguns de seus artigos de maior impacto na comunidade científica internacional incluem "Atividade antimicrobiana e cicatrizante do kefir e do extrato de kefiran" e "Óleo essencial de Rosmarinus officinalis: Uma revisão de sua fitoquímica, atividade anti-inflamatória e mecanismos de ação envolvidos".

A presença do cientista amapaense nesse ranking não apenas destaca a relevância e a qualidade da produção científica do Amapá, mas também lança luz sobre o trabalho desenvolvido por outros pesquisadores do estado e da Unifap. José Carlos Tavares é responsável pela coordenação do Laboratório de Fármacos desde 1997, onde são realizados estudos de novos fármacos provenientes da biodiversidade amazônica. As pesquisas conduzidas por Tavares e sua equipe também estão relacionadas ao legado do mestre Sacaca, um pioneiro no estudo das plantas medicinais da Amazônia.

O AD Scientific Index destaca a produtividade científica dos pesquisadores em nível regional, nacional e internacional, analisando os coeficientes de produtividade com base nos perfis públicos de cientistas no Google Scholar. A edição de 2023 desse importante índice pode ser consultada aqui.

A inclusão de José Carlos Tavares nesse ranking internacional reafirma não apenas sua competência e dedicação, mas também o potencial científico presente no estado do Amapá e na Universidade Federal do Amapá (Unifap). O HU-Unifap, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é um importante centro de excelência no desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais de saúde.

Para mais informações sobre as pesquisas e o trabalho de José Carlos Tavares, acesse o site do HU-Unifap e confira a entrevista completa com o pesquisador.

 

SAIBA MAIS: o AD Scientific enfatiza a produtividade científica dos pesquisadores em nível regional, nacional e internacional, ou seja, mostra os coeficientes de produtividade de cientistas e pesquisadores de todo o mundo com base nos perfis públicos de cientistas no Google Scholar. A edição 2023 do índice pode ser consultada aqui.   

 

Sobre a Rede Ebserh

A Rede Ebserh é responsável pela gestão de 41 hospitais universitários federais, oferecendo suporte e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm um papel fundamental no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e desempenham um papel essencial na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento de pesquisas. O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) integra a Rede Ebserh desde 2022.

A Rede Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 com o objetivo de fortalecer e expandir a capacidade dos hospitais universitários federais em todo o país. Por meio de uma abordagem colaborativa, a Rede Ebserh promove a troca de conhecimento, a integração de serviços de saúde e o avanço da pesquisa científica. Com seu modelo de gestão especializado, a Ebserh complementa o Sistema Único de Saúde, contribuindo para a melhoria da assistência à saúde no Brasil.


Veja fotos


Destaque no AD Scientific Index posiciona José Carlos Tavares como um dos principais pesquisadores da América Latina em Farmácia e Ciências Farmacêuticas.

Pesquisador José Carlos Tavares - HU-Unifap

O professor orienta estudantes de diversos níveis no Laboratório de Fármacos, da iniciação científica ao pós-doutorado.



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos