Foto: Divulgação/MIDR
Rota do Açaí: MIDR e Governo do Amapá capacitam comunidades do Bailique para fortalecer economia local

Rota do Açaí: MIDR e Governo do Amapá capacitam comunidades do Bailique para fortalecer economia local

Evento realizado em Macapá contou com a presença de atores regionais estratégicos para a cadeia produtiva do fruto


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR) em parceria com o Governo do Amapá realizou uma oficina com o objetivo de fomentar a Rota do Açaí no Arquipélago do Bailique. A iniciativa busca fortalecer a economia local, promover o turismo sustentável e valorizar a cultura e tradições da região.

O Arquipélago do Bailique, localizado no estado do Amapá, é conhecido pela produção de açaí de alta qualidade. A fruta, típica da região amazônica, tem grande importância econômica para as comunidades locais. A oficina teve como propósito capacitar os moradores da região para aprimorar a cadeia produtiva do açaí, desde o cultivo até a comercialização.

Durante o evento, foram abordados temas como boas práticas agrícolas, manejo sustentável, processamento e beneficiamento do açaí, além de estratégias de marketing e gestão para impulsionar a Rota do Açaí. A proposta é que os produtores locais tenham acesso a informações técnicas e conhecimentos atualizados, visando melhorar a qualidade do produto e a sua competitividade no mercado.

Além disso, a oficina também buscou promover a valorização da cultura e tradições do Arquipélago do Bailique, destacando a importância do açaí na gastronomia regional e sua relevância para a identidade cultural local. A intenção é que os visitantes que percorrerem a Rota do Açaí tenham uma experiência enriquecedora, conhecendo não apenas o processo produtivo, mas também a cultura e os costumes das comunidades.

A iniciativa do MIDR e do Governo do Amapá está alinhada com a promoção do turismo sustentável e o desenvolvimento regional. Ao investir na qualificação dos produtores locais e no fortalecimento da cadeia produtiva do açaí, busca-se impulsionar a economia local, gerar empregos e renda, e valorizar os recursos naturais e culturais da região.

A Rota do Açaí no Arquipélago do Bailique apresenta um grande potencial para atrair turistas e promover o turismo de base comunitária. Com suas belas paisagens, rica biodiversidade e a tradição do açaí, a região tem muito a oferecer aos visitantes interessados em conhecer de perto essa cultura e saborear o famoso fruto amazônico.

A expectativa é que a realização da oficina seja o primeiro passo para impulsionar o turismo e fortalecer a Rota do Açaí no Arquipélago do Bailique. Com a união de esforços entre o MIDR, o Governo do Amapá e as comunidades locais, é possível construir um futuro mais promissor para a região, conciliando desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

 

Fonte: Brasil 61




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos