Foto: Arquivo/Rovena Rosa/Agência Brasil
Ibovespa alcança 122 mil pontos, registrando alta contínua

Ibovespa alcança 122 mil pontos, registrando alta contínua

Ibovespa abre a quarta-feira (26) em alta


Nesta quarta-feira (26), o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, abriu em alta de 0,55% e atingiu a marca de 122 mil pontos. Esse desempenho positivo foi impulsionado pelas altas dos dois dias anteriores, favorecendo a escalada da bolsa.

A última vez em que a bolsa de valores brasileira alcançou esse patamar foi em agosto de 2021, evidenciando a retomada do otimismo no mercado financeiro.

Contudo, é importante notar que as recentes aberturas da bolsa têm sido marcadas por constantes oscilações de seu índice, diferindo do padrão observado no mês anterior, com contínuas altas do Ibovespa.

Um dos fatores que têm favorecido a bolsa de valores brasileira é a divulgação dos dados do IPCA, que mede a inflação no Brasil. A recente deflação sinaliza a possibilidade de queda da taxa de juros no país (Selic), tornando o mercado acionário mais atrativo para investidores.

No entanto, há também tensões no mercado externo, com a possibilidade de aumento da taxa de juros nos Estados Unidos, o que pode direcionar investimentos para aquele país.

Ademais, a divulgação do crescimento do PIB chinês abaixo das projeções do governo tem impactado negativamente o humor dos mercados, especialmente empresas brasileiras ligadas ao setor internacional.

Apesar dessas variáveis, o Ibovespa apresenta uma sólida escalada nesta quarta-feira, favorecida principalmente pelo mercado de commodities. As expectativas positivas do partido político chinês impulsionaram as empresas exportadoras de commodities, contribuindo para a alta da bolsa brasileira.

No cenário nacional, a divulgação da queda da inflação também tem exercido uma influência positiva sobre o mercado acionário, aumentando a possibilidade de redução da taxa básica de juros e, assim, tornando as ações mais atraentes para investidores.

Dentre as ações com maiores altas, destacam-se as empresas EZTEC (EZTC3), Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) e Meliuz (CASH3), que apresentaram ganhos de 6,21%, 5,90% e 4,20%, respectivamente.

As ações mais negociadas na bolsa são das empresas Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4), demonstrando sua relevância no cenário financeiro.

Por outro lado, as ações da Gol (GOLL4), Minerva (BEEF3) e Petrorio (PRIO3) foram as que tiveram as maiores quedas, registrando perdas de 3,06%, 2,71% e 2,62%.

O volume negociado na B3 atingiu o total de R$24 bilhões, evidenciando o movimento e a liquidez do mercado acionário brasileiro.

É importante ressaltar que os dados referentes à Bolsa de Valores brasileira podem ser consultados através da B3, fornecendo informações detalhadas sobre o desempenho das ações e o panorama geral do mercado financeiro nacional.

Fonte: Brasil 61




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos