Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Mulheres atendidas pelo Caps participam de ações de prevenção do câncer de mama

Mulheres atendidas pelo Caps participam de ações de prevenção do câncer de mama



Nesta quarta-feira, 25, através de palestras, bate-papo e atendimento em saúde, as mulheres que frequentam o Centro de Atenção Psicossocial Gentileza (CAPS) foram acolhidas, em um momento de conscientização, sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A iniciativa integra as ações realizadas pelo Governo do Amapá dentro da campanha do Outubro Rosa.

A ação ofereceu consultas de enfermagem, testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites, que foram realizados pela equipe do Consultório Na Rua. As mulheres também puderam fazer a coleta de PCCU e escuta psicológica, realizada pela própria equipe do Centro, além de um momento de descontração com aula de zumba.

“Esse tipo de ação é muito importante para sensibilizar nossas usuárias que, na maioria, são moradoras de rua e carentes de informação. Por isso, tentamos proporcionar um dia de autocuidado para elas, com orientação, atividade física e embelezamento para que possam se sentir acolhidas e entendam a importância de cuidar de si mesma”, explicou a gerente do Caps, Gleicy Costa.Desde o início do mês, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem realizado atividades para alertar sobre a temática. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, e ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres no Brasil. A técnica em saúde da mulher da Sesa, Rosa Muniz, comentou que disseminar  informação é fundamental para estimular os cuidados preventivos que podem diminuir a incidência dos casos.

“Hoje estamos com um cuidado direcionado para as mulheres pacientes do Caps, que tem mais dificuldade de acesso aos serviços, ofertando não só o atendimento, como também uma escuta mais acolhedora e orientando sobre a importância da prevenção. Explicando que independente de viver em situação de rua ou não, toda mulher tem o direito de realizar exames preventivos na Unidade Básica de Saúde mais próxima, através do Sistema Único de Saúde”, pontuou Rosa.Sobre a

 

Campanha

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente. A intenção do movimento é alertar sobre a prevenção do câncer de mama e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

 

 

Por: Jamile Moreira

Publicidade

Veja fotos

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Foto: Gabriel Maciel/Sesa




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos