PF
Operação One Hundred: Força Tarefa investiga organização criminosa e combate crimes no Amapá

Operação One Hundred: Força Tarefa investiga organização criminosa e combate crimes no Amapá

Forças de segurança agem contra facção criminosa e promovem segurança no estado do Amapá


Na manhã desta segunda-feira (26/06), a Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá deflagrou a Operação One Hundred, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa atuante no estado. A ação resultou no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão preventiva em diversos bairros de Macapá, incluindo Infraero l e ll, Açaí, Universidade, Vila Nova e Residencial Fé em Deus.

Esta operação é um desdobramento da bem-sucedida Operação Caixinha, realizada pela FTSP em março de 2023. A investigação da Caixinha revelou um esquema em que os administradores da facção criminosa cobravam uma taxa mensal, conhecida como "Caixinha", dos membros, concedendo-lhes certos direitos dentro da organização, como participação em grupos de bate-papo em redes sociais e permissão para realizar tráfico de drogas em determinadas áreas.

A investigação identificou que os membros dessa organização criminosa se envolviam em atividades ilícitas, como o comércio de entorpecentes, produtos provenientes de furtos e roubos, bem como planejamento de execuções de indivíduos que desrespeitassem as regras da facção ou causassem problemas aos seus membros. Além disso, eles forneciam informações sobre as ações policiais nas áreas controladas pela organização.

A FTSP descobriu que alguns indivíduos investigados estavam incentivando e gerenciando conflitos entre diferentes facções, ordenando a execução de rivais que adentravam no território sob seu domínio.

Os suspeitos são considerados possíveis líderes, sublíderes e membros da facção criminosa, sendo que alguns deles já têm antecedentes criminais quando eram menores de idade.

Com base nas evidências coletadas até o momento, os investigados podem responder por crimes como tráfico de drogas, participação em organização criminosa, furto, roubo e homicídio. Caso sejam condenados, poderão enfrentar penas que variam de 20 a 57 anos de reclusão, além do pagamento de multas.

A Força Tarefa de Segurança Pública é composta por diversas instituições, incluindo a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto de Administração Penitenciária e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. A operação de hoje contou ainda com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Amapá (GAECO-MP/AP), do 2º e 6º Batalhão da Polícia Militar, bem como da Força Tática e CORE-PC/AP.


Veja fotos

PF




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos