Foto: Netto Lacerda/GEA
Maior fazenda de plantio de açaí do mundo recebe visita técnica do Governador Clécio Luís

Maior fazenda de plantio de açaí do mundo recebe visita técnica do Governador Clécio Luís

São mais de dois milhões de açaizeiros plantados. A promoção do açaí do Amapá como um produto estratégico da economia é uma das diretrizes da nova gestão.


A promoção do açaí do Amapá como um produto estratégico da economia é uma das diretrizes da nova gestão do Governo do Estado, que vem incentivando o setor produtivo. No domingo, 27, o governador, Clécio Luís, fiz uma visita técnica na maior fazenda de plantio de açaí do mundo, que está localizada no município de Calçoene, para conhecer o potencial de produção.

"Estou impressionado com a estrutura e organização desse negócio, que está no Amapá, que faz a economia circular. Nosso papel institucional é formatar mecanismos para que os produtores possam trabalhar de forma segura e para isso, necessitamos ter no Estado um ambiente consolidado entre as instituições públicas e os investidores do setor primário", destacou o governador Clécio Luís.

O negócio, liderado pelo grupo empresarial Shultz, deve ampliar os investimentos no estado. A fazenda apresenta uma área de 20 mil hectares com uma área plantada de 2,7 mil hectares. São mais de dois milhões de açaizeiros plantados e uma produção de 12 toneladas da fruta por hectare ao ano.

A empresa agroambiental produz de forma sustentável o próprio adubo, utilizando o passivo das indústrias de peixes da região, além de reflorestar extensas áreas com palmeiras em escala e sem irrigação.

As atividades no setor primário como licenças e autorizações para o desenvolvimento do agro no Amapá são prioritários. Recentemente o governador apresentou os termos de licenças ambientais para o setor produtivo, que foram coordenados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

"Estamos com um trabalho voltado para organizar as questões burocráticas do setor. O que sentimos atualmente é um cenário político e jurídico completamente favorável as questões. E já estamos colhendo resultados positivos em relação ao destravamento das situações ambientais", enfatizou a gestora da Sema, Taisa Mendonça.

Os empresários do grupo Shultz apostam no potencial do estado, para ampliar o negócio e manter o título de maior plantação de açaí do mundo. "Trabalhos no Amapá há mais de 10 anos e sempre buscando melhorar e ampliar os investimentos. O que queremos é estar alinhados com as políticas ambientais do estado e gerar emprego e renda para a região”, enfatizou o presidente do grupo Schultz no Amapá, Kadson Schultz.

 

Por Weverton Façanha




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos