Fundação Marabaixo convoca eleições para o Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial

Fundação Marabaixo convoca eleições para o Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial

Inscrições podem ser feitas até o dia 6 de setembro e processo eleitoral acontece dia 24.


A Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, conhecida como Fundação Marabaixo, está convocando a população a participar da eleição dos representantes da sociedade civil que irão integrar o Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial (Coepir) no período de 2023 a 2025.

As inscrições estão abertas até o dia 6 de setembro, e as eleições estão programadas para o dia 24 do mesmo mês, com votações ocorrendo das 9h às 16h, nas instalações da sede da Fundação. Os representantes serão indicados e eleitos dentro de segmentos específicos, seguindo critérios de seleção objetivos. O edital 001/2023 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 24 de agosto.

CONFIRA O EDITAL AQUI

O processo de escolha dos conselheiros tem um significado fundamental para a Fundação e para as políticas afirmativas do Amapá. “A seleção dos conselheiros solidificará e reforçará tanto o trabalho da Fundação quanto as políticas afirmativas no Amapá. É um momento amplamente aguardado pelos diferentes segmentos e movimentos sociais”, afirma a diretora-presidente da Feppir-Fundação Marabaixo, Josilana Santos.

Os selecionados irão ocupar os cargos de titulares e suplentes em várias categorias, incluindo representantes de mulheres (negras, ciganas, indígenas, judaicas, entre outras), representantes de Matriz Africana, Capoeira, Hip-Hop, Juventude, LGBTQI+, Educação, Marabaixo e personalidade negra notoriamente reconhecida.

A lista preliminar dos candidatos será divulgada até o dia 12 de setembro, enquanto a lista definitiva será publicada até o dia 18 de setembro. O período de campanha para os candidatos ocorrerá de 19 a 23 de setembro. Documentação será exigida tanto das entidades representadas quanto dos próprios candidatos.

O método de escolha dos representantes da sociedade civil será por meio de votação simples. Os participantes terão a possibilidade de votar apenas uma vez nos candidatos da sua respectiva categoria. Os eleitos serão anunciados após o encerramento e apuração dos votos.

O Coepir, de acordo com a Lei 22.650 de 2 de abril de 2022, que criou a Fundação Marabaixo, é um órgão colegiado de caráter permanente, consultivo e deliberativo, com a finalidade de propor políticas públicas para promover a igualdade racial no estado.

O conselho é regido por legislação específica e desempenha um papel fundamental na promoção da justiça social e na luta contra a discriminação racial.

 

Serão escolhidos titulares e suplentes dos seguintes segmentos:

  • Representante de mulheres (negras, ciganas, indígena, judaica, entre outras);
  • Representante de Matriz Africana;
  • Representante da Capoeira;
  • Representante do Hip-Hop;
  • Representante da Juventude;
  • Representante LGBTQI+;
  • Representante da Educação;
  • Representante do Marabaixo;
  • Personalidade negra notoriamente reconhecida.

Confira a lista completa no edital

 

Com informações/ Gabriel Penha


Veja fotos

Foto: Gabriel Penha/Fundação Marabaixo




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos