Foto: Netto Lacerda/GEA
Arraiá do Povo 2024 arrasta multidão em meio a tradicional cultura junina

Arraiá do Povo 2024 arrasta multidão em meio a tradicional cultura junina

Cidade Junina montada no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, é uma atração que movimenta a economia, a alegria e une as pessoas.


 No Amapá, as festas juninas se tornaram um verdadeiro atrativo. Apresentações musicais nacionais, quadrilhas divertidas e contagiantes estão atraindo uma multidão para o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Uma festa sazonal, Festa Junina, muito abalada na região nordeste do Brasil, ganha novas dimensões, agora no estado do Amapá. Está impulsionando a economia e a cultura local, revitalizando a energia da população. Além disso, promove novas ideias e proporciona entretenimento. Afinal, vamos nos divertir, a vida é única!

As famílias aproveitam o passeio, se divertem com as quadrilhas que torcem, aproveitam o espaço que contem muitas opções: parque de diversão, comidas típicas regionais, música, diversão e lazer. E ainda, o ônibus é de graça.

O Arraiá do Povo 2024 se destaca como uma celebração inovadora, que gera expectativas na cabeça da população. O parque de exposições, agora faz parte da cultura da população, cada vez mais eventos estão acontecendo no local, atraindo e movimentando a economia, diversão, sustentabilidade e muitas outras necessidades que antes estavam esquecidas.

O evento é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur) do Governo do Amapá.

Durante os 12 dias de festividades, mais de 80 apresentações estão programadas, reunindo quadrilheiros de todos os 16 municípios do Amapá. Cada grupo traz consigo coreografias habilidosas, histórias e trajes que exaltam as peculiaridades e belezas culturais de seus municípios.

No primeiro dia de apresentações, como parte do Instituto "Arraiá no Meio do Mundo", o público foi embalado por performances que misturam a alegria das danças típicas com a emoção de contar as histórias locais. Os quadrilheiros, como Adriano Moreira do grupo Encanto Junino do Jari, compartilham um amor profundo pela tradição, superando desafios com determinação para levar adiante suas paixões culturais.

Para Érina Brenda, também do grupo Encanto Junino, que participa há mais de uma década, o frio na barriga antes das apresentações continua sendo parte essencial da experiência. Ela fala que eventos que incentivam e celebram a diversidade cultural, são bem vindos e proporcionam uma plataforma para que talentos locais brilhem.

O apoio do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares, articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, contribuiram para a realização da festa, que ainda tá rolando.

A entrada é gratuita. o Arraiá do Povo 2024 celebra o São João, fortalece os laços comunitários e a identidade cultural do estado. Ainda dá tempo de visitar, até terça-feira, 2 de julho tem muita dança e coreografia para serem prestigiadas pela população. 

 

VEJA FOTOS (Netto Lacerda/GEA):

Por Marcio Bezerra




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos