Foto: Ascom/Super Fácil
Mais de 500 atendimentos de cidadania são promovidos em Pedra Branca do Amapari

Mais de 500 atendimentos de cidadania são promovidos em Pedra Branca do Amapari

A ação faz parte do projeto “TCE na Comunidade”, que leva acesso a serviços públicos para os municípios.


 Em dois dias de ação social, o Governo do Amapá promoveu mais de 500 atendimentos de cidadania no município de Pedra Branca do Amapari, com emissão de carteira de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para os moradores da cidade localizada a 183 quilômetros da capital. 

O trabalho foi realizado por equipes do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil) como parte do projeto 'TCE na Comunidade', na Escola Municipal São Pedro. A ação também atendeu pessoas de comunidades próximas à Pedra Branca e do município vizinho de Serra do Navio. 

A maior parte do público buscou pela carteira de identidade, foram registradas 300 emissões apenas deste documento na sexta-feira, 27, e no sábado.

“É a segunda vez que participamos desta ação em parceria com o Tribunal de Contas do Estado e sempre temos êxito, pois, além de prestarmos nossos serviços, também informamos a população sobre os demais atendimentos”, frisou a coordenadora da ação e gerente da Coordenadoria De Projetos Especiais do Super Fácil, Lucianne Gomes. 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também participou do TCE na Comunidade, garantindo mais de 160 atendimentos à população de Pedra Branca do Amapari, como abertura e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a proprietários de veículos e ações educativas.

Mais Cidadania

Ações como esta fazem parte do plano de gestão de chegar mais perto da população, principalmente do interior do estado. Além de emitir os documentos, o Super Fácil garante cópias de documentos e fotografias sem custos para a comunidade.

Para ser atendido, basta o cidadão levar a documentação correta, como a certidão de nascimento que precisa ser original e estar em bom estado.

Com sua família na fila de espera, o jovem Cristian Darlison, de 18 anos, ainda não tinha emitido o primeiro RG. Quando soube da ação e que teria os serviços da rede de atendimento, resolveu ir cedo para ser logo atendido.

“Completei 18 anos e estou à procura de emprego. Vim logo cedo para ser atendido. Não posso ficar sem minha identidade”, pontuou o rapaz, que também pretende voltar a estudar.

A diretora-geral do Super Fácil, Renata Apóstolo Santana, ressalta que ações como esta representam mais cidadania para a população. 

“Em todas as nossas ações itinerantes, a emissão do RG, sendo primeira e segunda via, é sempre o serviço mais procurado, uma vez que é um documento imprescindível, que resguarda direitos, deveres e cidadania para a população”, pontuou a gestora.

Ação no município de Mazagão

A próxima ação de cidadania do Super Fácil será no município de Mazagão, nos dias 10 e 11 de novembro, na Escola Família Agroextrativista do Carvão, das 8h às 17h. Na ocasião, serão ofertados os serviços de emissão de carteira de identidade, CPF e cartão do SUS. 

 

Por: Alice Valena




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos