Foto: Abimael Aviz/ Sebrae
Luau na Samaúma 2023: Empreendedorismo criativo e apresentações com apoio do Sebrae

Luau na Samaúma 2023: Empreendedorismo criativo e apresentações com apoio do Sebrae

Evento contou com exposição de artesanato, oficina de Mini chefes, espaço gastronômico, shows musicais e diversas programações culturais


O Ministério Público do Amapá (MP-AP), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Governo do Estado do Amapá (GEA) comemoram sucesso da 1ª Edição do Luau na Samaúma 2023. O evento teve como objetivo promover um momento de lazer e valorização da cultura amapaense, fomentando o empreendedorismo regional e a geração de emprego e renda no estado. O Luau ocorreu na Praça da Samaúma, localizada na R. do Araxá, 118 - Macapá – AP, na última sexta-feira (27), das 17 às 23h.

A superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, agradece a parceria, e ressalta a importância de retomar eventos como o Luau na Samaúma, que carregam valor histórico e fazem parte do calendário cultural do Amapá.

“Nós, enquanto instituição, trabalhamos para que pudéssemos trazer pequenos empreendedores da economia criativa, da gastronomia, e além das programações culturais, trazer também uma programação focada nas crianças, para que além da característica multicultural, nós conseguíssemos promover um evento voltado para todos os públicos e idades”, disse a superintendente Alcilene Cavalcante.

 

Sebrae

O Sebrae no Amapá coordenou a praça de alimentação do evento, com opções gastronômicas para todos os públicos, como; hamburguerias, comidas típicas, docerias e bares. Ao redor da Samaúma, foram instalados estandes para os expositores de economia criativa e artesanato. Ao todo, foram 20 artesãos e empreendedores amapaenses comercializando peças e coleções produzidas com diferentes técnicas e matérias-primas.

Para o público infantil, o Sebrae no Amapá realizou Oficinas de Mini chefes para crianças de 3 a 12 anos, com foco na produção e montagem de bolos no pote.

 

MP

O Procurador-Geral do MP, Paulo Celso Ramos, destaca que o retorno da festividade representa um momento especial para a população.  "O Luau retornou após 3 anos sem atividades em função da pandemia de Covid-19 e das questões do isolamento social. Essa edição marca um recomeço, uma celebração da cultura, da gastronomia, da arte e da beleza do nosso estado”, pontua o procurador Paulo Celso Ramos.

 

Governo

“Esse é luau do retorno e que agrega a nossa Folia Literária, reunindo a música, a poesia, o empreendedorismo, a lua e a samaumeira. Essa é a ocupação dos espaços urbanos que trazem geração de emprego e renda, aguçando a nossa sensibilidade, fazendo a gente amar ainda mais o nosso lugar”, celebrou o governador Clécio Luís.

 

Edições

A primeira Edição de 2023 ocorreu com tema "Luau na Samaúma – Amapá 80 anos", e deu continuidade às celebrações pela criação do Território Federal do Amapá.

A segunda edição irá ocorrer no dia 1º de dezembro, das 17h às 23h, e abrirá a temporada natalina na cidade. O tema desta edição visa comemorar os mais de 80 Anos da samaumeira, árvore com valor imensurável para o Amapá e sobretudo para a comunidade do entorno.

 

Por Maria Clara Araújo


Veja fotos

Foto: Abimael Aviz/ Sebrae

Foto: Abimael Aviz/ Sebrae

Foto: Abimael Aviz/ Sebrae

Foto: Abimael Aviz/ Sebrae

Foto: Abimael Aviz/ Sebrae

Foto: Abimael Aviz/ Sebrae

Foto: Abimael Aviz/ Sebrae

Foto: Abimael Aviz/ Sebrae

Foto: Abimael Aviz/ Sebrae

Foto: Abimael Aviz/ Sebrae




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos