Foto: Arquivo/GEA
Agricultora de Serra do Navio diz que manejo do açaí melhora a qualidade e abre portas para empreendedorismol

Agricultora de Serra do Navio diz que manejo do açaí melhora a qualidade e abre portas para empreendedorismol

Marcione Sanches é um dos 40 agricultores capacitados em técnicas de manejo de açaí e que busca ampliar o plantio para empreender no mercado.


Visando potencializar o desenvolvimento da produção rural, o Governo do Amapá viabilizou um curso de capacitação do manejo de açaí para 40 agricultores familiares do município de Serra do Navio, localizado no noroeste do estado, a 210 quilômetros da capital. A iniciativa integrou a 1ª edição do Agrofest, que contou ainda com o lançamento do Banco de Sementes de Mandioca e a entrega de perfuradores de solo para o programa Amapá Cacau.

Durante a formação, concluída no último sábado, 13, os agricultores serranos vivenciaram na prática como fazer o manejo correto do açaizeiro. Dona Marcione Sanches, de 39 anos, foi uma delas. Residente às margens do Rio Amapari, ela cultiva mandioca e açaí nativo. Com os técnicos de agropecuária do Estado, aprendeu como deve ser feita a poda e a limpeza da palmeira, típica da região de várzea e margens dos rios.

“O manejo do açaí melhora a qualidade do produto na mesa do consumidor e abre portas para que nós, agricultores, também possamos empreender no mercado. Um sonho perto de ser realizado”, ressaltou a agricultora.Os agricultores puderam conhecer, na prática, as variedades de açaí para o cultivo, saber mais sobre as etapas de implantação do plantio, preparo de mudas, manejo, adubação, irrigação, polinização do açaizeiro, colheita e beneficiamento do produto. O plantio de frutas, hortaliças e mandioca é uma das principais atividades da agricultura familiar de Serra do Navio, mas é a expansão do manejo de açaí - fruto nativo da Amazônia -, que vem despertando o interesse dos agricultores.

Um veículo, tipo caminhão, será disponibilizado para o escoamento da produção. O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Rafael Martins. “Além da capacitação técnica para o manejo de açaí, o Governo do Estado também está garantindo apoio para o escoamento da produção disponibilizando um caminhão para a localidade. A iniciativa vai facilitar a vida do agricultor”, finalizou o secretário.

 

Por: Alexandra Flexa


Veja fotos

Foto: Arquivo/GEA

Foto: Arquivo/GEA

Foto: Arquivo/GEA




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos