Fotos: Dircom/Alap
Alap faz entrega de doações aos desabrigados pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Alap faz entrega de doações aos desabrigados pelas chuvas no Rio Grande do Sul



Em meio à comoção pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) mobilizou-se em apoio à população afetada. Por meio da campanha "S.O.S Rio Grande do Sul, do Oiapoque ao Chuí", a Alap, em conjunto com parlamentares, colaboradores, instituições estaduais e ONGs, arrecadou doações para auxiliar as vítimas e famílias desabrigadas.

Até o dia 9 de maio, 107 mortes por afogamento foram confirmadas no Rio Grande do Sul, com 134 desaparecidos e 327 mil pessoas desalojadas. A primeira remessa de doações foi entregue na noite de quinta-feira (9) no centro de arrecadação montado na quadra de esportes do ginásio Avertino Ramos. Os itens serão enviados ao estado gaúcho no sábado (11) por meio de um contingente do Grupamento Tático Aéreo (GTA) do Governo do Amapá.

Em agenda oficial fora do Estado, a presidente da Alap, deputada Alliny Serrão (União), manifestou solidariedade aos atingidos pelas enchentes. "Nossa intenção é nos solidarizarmos com cada família que enfrenta esse momento de dor e sofrimento. Através dessa corrente de união do povo amapaense, queremos oferecer apoio material e moral a todos no Rio Grande do Sul", ressaltou a presidente.

Estiveram presentes na entrega os deputados Pastor Oliveira (Republicanos), Jesus Pontes (PDT) e Edna Auzier (PSD), que representou a chefe do legislativo estadual. Edna Auzier destacou a importância da iniciativa para garantir assistência em meio aos desastres: "Fortalecer cada dia mais. Quanto mais pudermos arrecadar, tenho certeza que unidos estaremos ajudando muito".

O líder do governo na Casa de Leis, deputado Pastor Oliveira, enfatizou a importância da união e da compaixão. "Este é um ato simbólico de solidariedade. Em momentos como este, é crucial que as pessoas se unam, deixando de lado diferenças e se concentrando no bem comum. Todos que têm um coração grande podem contribuir, como o Amapá está fazendo", frisou o deputado.

O deputado Jesus Pontes reconheceu que a recuperação será um processo a longo prazo. "Este é o primeiro passo. A união de esforços institucionais e do governo do Estado, com a ajuda das doações, é fundamental. Devemos continuar com esse apoio nesse momento crucial", declarou Pontes, pedindo vibrações positivas para o povo gaúcho.

Além dos parlamentares, também estiveram presentes o diretor de Administração da Alap, Maick Hammer Silva Gemaque, e a secretária estadual da Assistência Social, Aline Gurgel.

Maick Hammer agradeceu o empenho de todos: "Foi uma campanha muito colaborativa, com o comprometimento de toda a casa de leis e dos deputados para o sucesso dessa ação".

Aline Gurgel reforçou a importância da campanha e do compromisso dos poderes públicos. "Essa iniciativa demonstra o compromisso dos poderes com a população. Conseguimos arrecadar doações significativas que serão essenciais para o povo do Rio Grande do Sul neste momento", destacou a secretária.

Um dos pontos de coleta de donativos (alimentos, água, roupas, sapatos, agasalhos, cobertores, materiais de higiene e limpeza, higiene pessoal, além de ração para animais) está localizado no hall de entrada da Alap, na avenida FAB, centro de Macapá.

As doações podem ser feitas diariamente, das 8 às 18 horas. Os demais pontos de arrecadação continuarão a receber doações: Ginásio Avertino Ramos, Vice-Governadoria, Ministério Público do Amapá, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Juizados das zonas norte e sul, Defensoria Pública do Amapá, Ameap - Associação dos Municípios do Estado do Amapá, Sebrae Amapá, Cufa - Central Única das Favelas, 1º e 2º Batalhões da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

 

Por Everlando Mathias


Veja fotos

Fotos: Dircom/Alap




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos