Reprodução/ TJAP
Alinhamento da magistratura nacional: TJAP participa do IX Encontro do Consepre, em Foz do Iguaçu

Alinhamento da magistratura nacional: TJAP participa do IX Encontro do Consepre, em Foz do Iguaçu



O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Mário Mazurek, representa o presidente do TJAP, desembargador Adão Carvalho, no IX Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em Foz do Iguaçu (PR). O evento, organizado pelo Consepre e Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), teve início na quarta-feira (24) e se encerrará nesta quinta-feira (26).

O encontro visa debater temas comuns do Poder Judiciário nacional e alinhamento da atuação conjunta para fortalecimento da magistratura, bem como o promover o intercâmbio de inovações que cada tribunal desenvolve. Também presentes pelo Poder Judiciário amapaense, a pela juíza auxiliar da Presidência, Marina Lustosa, secretário-geral e chefe de Gabinete, Veridiano Colares e Regina Costa, respectivamente.

Na quarta-feira, a cerimônia de abertura foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e do Consepre, desembargador Carlos França, e pelo presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Keppen, anfitrião do evento.

Durante os três dias, o evento, que conta com a participação dos (as) presidentes dos tribunais de Justiça estaduais de todo país. A programação do Consepre inclui o workshops, painéis e exposições de especialistas. O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Edson Fachin, realizará a última palestra do evento, na sexta-feira (26).

O vice-presidente do TJAP enfatizou que a troca de informações, experiências e absorção de novos conhecimentos é essencial para o avanço da gestão dos tribunais em todo Brasil. O magistrado reforçou que o encontro possibilita a formulação de estratégias para lidar com os desafios emergentes, que resultarão em um Judiciário mais ágil, acessível e eficiente para todos os cidadãos brasileiros.

"Participar do Consepre é uma oportunidade para discutirmos desafios comuns, compartilharmos soluções inovadoras e fortalecermos a magistratura como um todo. A Conferência se consolida como um espaço de diálogo fundamental a evolução do Poder Judiciário no país. É um compromisso com a excelência e a eficiência do nosso sistema judicial", destacou desembargador Mário Mazurek.

 

Posse da nova Comissão Administrativa do Consepre

Logo após o encerramento, ocorrerá a posse da nova Comissão Administrativa do Consepre, eleita durante o VIII Encontro, realizado em Manaus (AM). O desembargador Carlos França, chefe do Poder Judiciário do Estado de Goiás, foi reeleito por unanimidade para a presidência.

 

Mais sobre o Consepre

O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil foi criado em novembro de 2021, após a unificação do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça com o Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. O Consepre tem como objetivo consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional.

O Conselho também defende a busca pela consolidação de um Poder Judiciário independente, célere, eficiente e democrático e pela interlocução e cooperação permanentes com os Tribunais Superiores e com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os próximos encontros do Consepre em 2024 serão realizados no, Rio de Janeiro (13 a 15 de março), Cuiabá (5 a 7 de junho), Pará (21 a 23 de agosto) e Paraíba (6 a 8 de novembro).

 

Por Elton Tavares




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos