Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Amapá recebe primeiras 12 mil doses de vacinas contra a dengue

Amapá recebe primeiras 12 mil doses de vacinas contra a dengue

Lote chega nesta quinta-feira, 4, em Macapá. Outra remessa é prevista para domingo, 7, com mais 10 mil doses do imunizante, que atenderá, inicialmente, crianças de 10 a 14 anos.


O Governo do Amapá recebe nesta quinta-feira, 4, a primeira remessa da vacina contra a dengue. Ao todo, serão mais de 12 mil doses que irão atender crianças de 10 a 14 anos. Os imunizantes foram viabilizados após diálogo do governador Clécio Luís com o Ministério da Saúde, que considerou a situação de emergência no estado contra a doença para a redistribuição de doses.

O primeiro lote contará com 12.376 doses, que serão distribuídas pela Superintendência de Vigilância e Saúde (SVS), órgão estadual responsável pelo recebimento e manejo do material, a partir desta sexta-feira, 5, aos 16 municípios do estado. Outro lote do imunizante chega no domingo, 7, com mais 10 mil doses de vacina.

“A operacionalização da vacinação ficará nas Unidades Básicas de Saúde será responsabilidade de cada município, mas já orientamos que os pais e responsáveis fiquem atentos para os locais e horários da vacinação”, reforçou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

A vacina contra a dengue foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo o Brasil o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde. A Coordenadora Estadual de Imunizações da SVS, Maria Angélica Oliveira, explicou que os municípios serão atendidos conforme as demandas.

“Nós estamos com um planejamento de entrega para as prefeituras e, após isso, todo o processo de vacinação será monitorado pela SVS diariamente para identificarmos a necessidade de doses extras, caso seja necessário”, destacou a coordenadora.

 

Esquema vacinal

O esquema de vacinação será de duas doses com intervalo de três meses entre cada. O imunizante contém vírus vivos atenuados da dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4. 

A vacina tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos pela doença. Os horários e locais de vacinação serão organizados e divulgados pelos municípios.

 

Por: Mônica Silva




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos