Crédito: divulgação
Aposta da TV Globo, atriz indígena Dandara Queiroz apresenta prêmio em prol da igualdade racial!

Aposta da TV Globo, atriz indígena Dandara Queiroz apresenta prêmio em prol da igualdade racial!

A jovem de origem tupi-guarani comandou a 7ª edição da premiação realizada pelo IDBR - Instituto Identidades do Brasil


Maior premiação sobre pauta racial da América Latina, o 'Prêmio SIM à Igualdade Racial', realizado pelo Instituto Identidades do Brasil, elegeu a atriz e modelo Dandara Queiroz para comandar a premiação realizada na noite desta quarta-feira, 8 de maio, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

A 7ª edição do evento será exibida no dia 26 de maio, no canal do Youtube do IDBR - Instituto Identidades do Brasil, e os melhores momentos serão exibidos logo após o Fantástico, na TV Globo.

A premiação reconhece os principais nomes de pessoas, empresas, instituições e iniciativas que atuam ativamente na luta pela igualdade racial no país, causando impacto positivo nas comunidades preta e indígena.

Jovem da etnia tupi-guarani, Dandara Queiroz consagrou-se como nova aposta da Rede Globo: nascida em Araçatuba, interior de São Paulo, e criada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, protagonizou episódio de 'Falas da Terra - Histórias Impossíveis', em capítulo que homenageou os povos indígenas. Atualmente, integra o elenco da nova novela 'No Rancho Fundo', obra criada e escrita por Mario Teixeira e com direção artística de Allan Fiterman, dando vida à personagem Benvinda.

Descendente da etnia tupi-guarani, Dandara Queiroz (@dandarajqueiroz) engaja-se no ativismo indígena, trabalhando coletivamente com as lideranças originárias para a inclusão e representação, honrando assim sua origem e ancestralidade.

Antes do sucesso na TV, a jovem de 26 anos chegou a vender “geladinhos gourmet”, como fonte de renda extra. Logo passou a fazer sucesso como modelo e conquistou renome na moda: detém título de recordista de desfiles na São Paulo Fashion Week de 2022, além de passagens pelo mercado internacional, capas para Vogue e Elle, e trabalhos para grifes renomadas como Lancôme - estrelando campanha mundial junto à prestigiada atriz Zendaya, além de outras como Vivara, Animale, Cia Marítima e Lenny Niemeyer.

Em paralelo à carreira artística, Dandara formou-se em Arquitetura e Urbanismo, é praticante de Muay Thai e realiza ações em prol de animais e da preservação do meio-ambiente.

Dandara também dedica-se à realização de pinturas indígenas com jenipapo e urucum, produz acessórios como amuletos de proteção, além de cantar e compor. Foi ela, aliás, quem compôs em parceria com Graci Guarani os versos que cantou no episódio de 'Falas da Terra'.

"É extremamente necessário darmos visibilidade às comunidades indígenas. Faço isso através da minha arte: na atuação, música, moda e artesanato", afirma.

 

Por Thiago Bunduky


Veja fotos







O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos