Blitz educativa em Macapá orienta sobre novos pontos de videomonitoramento
Munícipes terão um período para adaptação com os novos pontos de videomonitoramento até 21 de janeiro
Na manhã desta terça-feira (16), a Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá (CTMac) realizaou uma blitz educativa na Rua General Rondon com a Av. Feliciano Coelho, com o intuito de orientar os condutores sobre os novos pontos de videomonitoramento na Capital amapaense. Conduzida por educadores do Departamento de Coordenação em Educação no Trânsito (Deduc) e agentes de trânsito, teve como foco alertar os motoristas sobre as mudanças na fiscalização viária.
Augusto Trindade, chefe do departamento de fiscalização de trânsito da CTMac, destacou que ao longo da semana serão realizadas campanhas educativas nos pontos de videomonitoramento para informar sobre as alterações no trânsito. Ele falou que as câmeras instaladas em locais estratégicos contribuirão para a melhoria da segurança viária na cidade.
As novas câmeras de monitoramento estão instaladas, uma na Rua São Paulo com Av. Rio Grande do Norte, outra na Rua General Rondon com a Av. Feliciano Coelho. Munícipes terão até 21 de janeiro para se adaptarem aos novos pontos de videomonitoramento.
A implementação de câmeras de videomonitoramento tem apresentado resultados positivos em termos de segurança viária. Comparativamente a anos anteriores, locais com esse tipo de fiscalização registraram uma redução de acidentes com fatalidades e infrações de trânsito, conforme dados do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran).
Simultaneamente à ação educativa, a CTMac realizou outra blitz repreensiva na Rua Tancredo Neves, Zona Norte, com o apoio da Guarda Civil de Trânsito (GCT). Das 8h às 11h, foram realizadas 105 abordagens, resultando em 12 notificações, remoção de oito motocicletas, um caminhão e seis carros. Todos os veículos removidos estão no pátio da CTMac, localizado na Rodovia do Curiaú. A ação teve como objetivo fiscalizar condutores com irregularidades nos automóveis e supervisionar infrações e crimes de trânsito.
Com informações/ Fernando Tavares