Foto: Dênio Simões/MIDR
Brasil realiza oficina para implementação do Programa de Ações Estratégicas na Bacia Amazônica

Brasil realiza oficina para implementação do Programa de Ações Estratégicas na Bacia Amazônica

Ministro Waldez Góes destaca, na abertura do evento, que cuidar de bacias hidrográficas da região Amazônica é pauta prioritária para o Governo Federal


O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participou nesta terça-feira (27), da Oficina Nacional do Programa de Ações Estratégicas na Bacia Amazônica, iniciativa que busca garantir a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos transfronteiriços na bacia do rio Amazonas.

O evento, promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA, instituição vinculada ao MIDR, e pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, a OTCA, teve como objetivo, ainda, a ampliação e capacitação das comunidades amazônicas de se adaptarem aos impactos das mudanças climáticas e garantir informações compatíveis em toda a bacia para a tomada de decisões.

Durante seu discurso, o ministro Waldez Góes reforçou o empenho do Governo Federal em cuidar das bacias hidrográfica. "Essa pauta é prioridade inquestionável para todos nós que estamos reunidos aqui, representando os governos dos países que compõem a região da Amazônia Internacional. Assegurar a sustentabilidade dos recursos hídricos em áreas fronteiriças é uma prioridade do presidente Lula. Quando discutimos a Amazônia Internacional, estamos enfatizando a importância de preservar e gerir esses recursos de forma eficiente".

A programação incluiu apresentações sobre o Programa de Ações Estratégicas, o PAE, do Projeto Bacia Amazônica, assim como as oportunidades e desafios da implementação dessa iniciativa no Brasil.

Para mais informações sobre desenvolvimento regional, acesse: mdr.gov.br



Fonte: Brasil 61




O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos