Carlinhos Brown é nomeado embaixador do Marabaixo do Amapá
Renomado artista internacional, representante da cultura afro-brasileira, aceita convite do governador Clécio Luís para representar a cultura do Amapá para a Amazônia, Brasil e o mundo.
Carlinhos Brown, renomado multiartista e ativista social, aceitou o convite do governador Clécio Luís para se tornar o embaixador do Marabaixo do Amapá, tanto no Brasil quanto no exterior.
O convite ocorreu durante as celebrações do Cortejo da Murta e Levante dos Mastros, eventos integrantes do Ciclo do Marabaixo, apoiado pelo Governo do Estado.
O músico, conhecido por sua trajetória de mais de 40 anos de ativismo e relevância na cultura negra brasileira, retornou ao Amapá para se aprofundar na cultura afro-amapaense, evidenciando sua ligação com as raízes ancestrais.
Carlinhos Brown expressou sua gratidão pelo convite e prometeu dedicar-se para honrar a confiança depositada nele, especialmente visando benefícios para as crianças. Reconhecido internacionalmente, Brown tem uma vasta contribuição para a música e cultura brasileiras, além de ser um defensor ativo da cultura afro-brasileira, envolvendo-se em projetos sociais e educacionais para promover a inclusão e preservação das tradições culturais.
O Ciclo do Marabaixo 2024, com o tema "O rufar dos tambores para além da tradição", representa um encontro entre gerações, reunindo a comunidade para momentos de fé e resistência. A tradição do Marabaixo, reconhecida como patrimônio cultural brasileiro desde 2018 pelo Iphan, reflete a presença das ancestralidades africanas na formação social e cultural do Amapá e da Amazônia, sendo fomentada pela Secretaria de Estado da Cultura e pela Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
A nomeação de Carlinhos Brown como embaixador do Marabaixo demonstra o qual o Amapá tem crescido na esfera cultural. Uma representação digna de um Estado da Amazônia, que cada vez mais se mostra para o Brasil e o mundo, através de sua cultura artística sem igual. O apoio do Governo promove a preservação dessa manifestação cultural.
Veja vídeo no shorts.
Com informações/ Fabiana Figueiredo